domingo, outubro 04, 2015

Resenha: The Adventures of Hergé

Desde a leitura de "Tintin - The Complete Companion" eu me interessei por um livro do mesmo autor chamado de "The Adventures of Hergé". Ao comprar um dos livros da série "Walt and Skeezix" na editora original (pois estava esgotado na Amazon) eu me deparei com um livro com este nome e, sem prestar muita atenção, comprei. Quando o livro chegou descobri que era um outro livro, em formato de história em quadrinhos. Posteriormente comprei e li a versão que eu desejava inicialmente; resenho aqui os dois livros.


A vida de Georges Remi, mais conhecido como Hergé, possui capítulos fascinantes. Ao mesmo tempo, ele procurou manter sua privacidade, evitando expor sua vida pessoal. Talvez por isto os dois livros focam episódios da vida dele ao invés de ser um relato contínuo ao longo dos anos.

The Adventures of Hergé

Adotando um formato de história em quadrinhos semelhante aos álbuns de Tintin, este é um livro que surpreende as pessoas. A qualidade dos desenhos é ótima, seguindo o estilo "clear line" do qual Hergé foi um dos expoentes. Os episódios selecionados são interessantes e retratam de uma forma delicada o estado de espírito de Hergé. São apresentados em ordem cronológica, terminando com uma bela alegoria em torno da morte.

Um ponto, que incomodou algumas pessoas, segundo os comentários na Amazon, é o tom adulto de alguns episódios e a inclusão de nudez (Hergé era fascinado por arte moderna e um dos episódios retratados é quando um amigo o deixa sem jeito ao apresentar um retrato da esposa nua).

Veredito: Recomendado.


The Adventures of Hergé: Creator of Tintin

Este livro está dividido em partes, cada uma abordando um aspecto de Hergé. Não é seguida a ordem cronológica e alguns deles se entremeiam no tempo:
  • The Death of an Artist
  • A Passion for Art
  • A Journalist at Heart
  • The Lure of the Silver Screen
  • Be Prepared! A Lifelong Bou Scout
  • Oriental Attraction
  • An Elegant Joker, with a Serious Side
O tom é mais jornalístico, com uma boa quantidade de fotos e muitas ilustrações retiradas dos álbuns de Tintin.

Veredito: Recomendado.

Nenhum comentário: