domingo, janeiro 18, 2015

Resenha: The New Adventures of Ellery Queen

Este livro é uma coletânea de mistérios policiais curtos envolvendo o personagem Ellery Queen. O autor é "Ellery Queen" (pseudônimo de dois primos). A principal característica das histórias de Ellery Queen é a solução dedutiva dos mistérios, sendo tomado o cuidado de fornecer ao leitor todas as pistas necessárias.



"The Lamp of God" é o ponto alto do livro. É mais longo que uma história curta típica, ocupando cerca de um terço do livro. O ambiente e mistério próximo ao fantástico, assim como o comportamento do principal suspeito, me fez lembrar das aventuras de Sherlock Holmes. A solução é ao mesmo tempo lógica e surpreendente.

"The Adventure of the Treasure Hunt" gira em torno de um argumento conhecido: um grupo de pessoas está em um local suficientemente isolado para limitar os suspeitos quando uma joia valiosa desaparece. Novamente um raciocínio preciso leva ao culpado.

"The Adventure of the Hollow Dragon" parte de outro argumento padrão: o ladrão que rouba um item aparentemente sem valor (o dragão do título, que é um peso para segurar uma porta aberta). As pistas são um pouco mais óbvias, mas o raciocínio é novamente brilhante.

"The Adventure of the House of Darkness" é talvez o mais fraco da coleção. Um assassinato em uma atração de um parque de diversões (que não me pareceu muito factível) é resolvido a partir de algumas pistas vagas.

"The Adventure of the Bleeding Portrait" novamente envolve um grupo de pessoas isoladas. O forte da história é a tensão pela obviedade da proximidade da ocorrência de um assassinato; o desfecho foi (para mim) surpreendente.

"Man Bites Dog", assim como as histórias seguintes, tem um nome criativo e gira em torno de um esporte. No caso baseball, que é totalmente misterioso para mim (o que possivelmente me tire um pouco do brilho da história). O lado divertido é que Ellery está com pressa em resolver o crime para poder assistir ao final do jogo.

Em "Long Shot" o esporte é a corrida de cavalos. Não me pareceu das mais inspiradas e francamente é difícil acreditar que seria validado o resultado da corrida nas condições descritas.

"Mind Over Matter" é sobre box. Não é difícil entender o interesse de Ellery no roubo de seu casaco como parte da solução de um assassinato, mas eu não enxerguei o alcance desta pista.

"Trojan Horse" fecha o livro com um mistério envolvendo futebol americano. Pelo menos este eu consegui solucionar corretamente.


Veredito

Recomendado. Mesmo as histórias mais fracas são bem divertidas.

Nenhum comentário: