domingo, janeiro 25, 2015

Conversor de fita K7 em MP3 EzCAP230

Fitas K7 foram uma coisa muito importante na minha adolescência. Durante muito tempo eram o único meio acessível de gravar música e a forma mais prática para poder escolher o que você queria ouvir no carro. No final dos anos 90 eu  descobri uma outra aplicação para elas: os audio books.  O acaso dos gravadores e tocadores de fita K7 não me incomodou quanto à música, mas o que fazer com os audio books? Eu tentei converter para MP3 ligando um tape deck ao micro,  mas era extremamente desajeitado e as fitas voltaram a tomar pó na estante.

No final do ano passado eu encontrei o EzCAP230 na Deal Extreme e resolvi ver se ele era a solução para os meus problemas.


O EzCAP230 vem em uma caixinha de papelão, acompanhando de um manual, cabo USB em Y e um fone de ouvido. Para minha surpresa o manual é bem razoável.


Basicamente o aparelho é composto por um tocador de fita K7 e um tocador/gravador de MP3. O formato é semelhante ao de um walkman (se não conhece, pergunte para o seu pai ou avô o que era isto). Os controles das duas partes é separado, cada um com o formato tradicional.

A alimentação pode ser feita com duas pilhas AA para operação portátil (não testei) ou pela porta USB. Esta porta USB é a mesma onde você conecta o pendrive; para isto vem o cabo em Y: você conecta uma ponta no EzCAP, outra no pendrive e a terceira na fonte (usei o carregador do celular).

A conversão da fita em MP3 é bem simples: coloque a fita, ligue o pendrive, aperte o botão para tocar a fita e o botão do gravador MP3. A gravação é feita com nomes sequênciais em um diretório de nome fixo.

O aparelho possui um modo automático onde tenta separar as músicas pelas pausas entre elas, não funcionou direito com o audio book. Sem o modo automático é preciso ficar atento para o final da fita; a janelinha no aparelho não foi prática, acabei usando um fone de ouvido.

O resultado da conversão foi plenamente satisfatório. A codificação MP3 é a 128Kbps, o que é considerado baixo para música em alta fidelidade. Mas estamos falando de fita K7 que já é bastante limitada em termos de qualidade sonora.

Veredito

Se você tiver várias fitas K7 cujo conteúdo gostaria de ter em MP3 (com as devidas limitações de qualidade), e não tem mais um tocador de fita (ou acha desajeitado demais ligar em um micro), este aparelho é uma boa solução.

Um comentário:

REGINATO disse...

Comprei um destes no mesmo fornecedor em dezembro passado. Realmente gostei do resultado considerando a simplicidade de uso e a possibilidade de perda do registro magnético.
Sempre é possível dar uma "tratada" no arquivo .mp3 após a conversão, mas este opção fica a gosto do usuário através do software de sua preferência.