domingo, abril 13, 2014

Crítica: Superman - The Silver Age Dailies (1959-1961)

Mais uma coletânea de tirinhas diárias antigas, desta vez do Super-Homem. Estas tiras foram publicadas no início da chamada Silver Age, época em que os quadrinhos de super heróis voltaram a ser populares.



O Super-Homem desta época é bem diferente do original (que já vimos no volume 1 das Crônicas) e também das versões mais recentes. É um Super-Homem com poderes praticamente ilimitados (exceto pelas suas vulnerabilidades a kriptonita, sol vermelho, magia e à imaginação dos seus autores), capaz de voltar no tempo acidentalmente ao acelerar no espaço. Várias aventuras tem um toque de ficção científica (no estilo camp).


As histórias neste volume são adaptações de publicadas anteriormente nas revistas Superman, Action Comics e Lois Lane. As adaptações são de Jerry Siegel, um dos criadores do Super-Homem. Segundo a introdução, as histórias foram alongadas e isto teria melhorado o enredo. O ritmo é perfeito, com resumos discretos e precisos no primeiro quadro de cada dia e a dose correta de suspense no último.

A arte das primeiras histórias deste volume é de Curt Swan (lápis) com acabamento de Stan Kaye. O traço clássico de Curt Swan é  perfeito para o Super-Homem. As últimas histórias do volume tem arte de  Wayne Boring que é muito boa mas nitidamente inferior à de Curt.

Que tal são as histórias? Vejamos:
  • Earth's Super-Idiot traz Super-Homem enfrentando dois cineastas alienígenas que o colocam a força em um filme. Um detalhe curioso é que o efeito da kriptonita vermelha é diferente daquele que se tornaria clássico.
 
Realities Shows são criação dos alienígenas. Arte de Curt Swan e Stan Kaye
  • The Ugly Superman, vindo da revista Lois Lane, é uma história um pouco boba (e que certamente seria malhada atualmente) na qual Lois se julga apaixonada por um lutador com aparência fora dos padrões estéticos impostos pela midia. Superman intervém por estar certo que o que ela sente é dó.
  • Em The Super-Clown of Metropolis, Super-Homem precisa fazer um ricaço sorrir para que ele doe um bilhão para o orfanato.
  • Captive of the Amazons é uma história com um trama meio errante. Começa com ele sendo capturado pelas amazonas e, após se recusar a casar com a rainha delas e perder os seus poderes, ter que proteger os seus colegas do Planeta Diário enquanto investigam um vale perdido com criaturas pré-históricas. Tenso, não?
  • Em The Superman of the Future, Super-Homem é substituído por seu descendente do futuro, que anuncia que vai tentar impedir três desastres históricos.
  • The Cry-Baby of Metropolis é outra história que vem da revista Lois Lane. Devido a sua curiosidade, ela se expõe a um raio que faz com que ela fique mais nova a cada instante. Querendo ser exposta à visão de raio-x de Super-Homem para se curar, ela faz o óbvio: mantém segredo e tento as mais absurdas artimanhas.
  • Em The Super-Servant of Crime Super-Homem se vê obrigado a atender a cinco desejos de um bandido. É claro que ele usa a sua super-inteligência para enganá-lo.
  • Outra história com roteiro estranho (mas típico para a época) é The Super-Sword. Super-Homem encontra o Cavaleiro Negro, cuja espada encantada é capaz de feri-lo. Tente adivinhar que está dentro da armadura...
  • Superman's Return to Krypton é o ponto alto do volume (com direito a chamada na contracapa). Acidentalmente Super-Homem rompe a barreira do tempo e se vê preso em Krypton antes da explosão. Uma saga relativamente longa e cheia de emoção.
  • The Lion and the Lady não veio de Lois Lane, mas se encaixaria bem lá. Super-Homem ganha rosto e patas de leão após desprezar o amor da feiticeira Circe (sim, nesta época Super-Homem quebrava corações a toda hora). A solução para o problema mostra como os roteiristas tinham boa imaginação.
  • The Great Superman Hoax gira em torno de um sujeito que finge ser a identidade secreta do Super-Homem.
  • The Duel for Earth não começa muito bem. Uma nave espacial pousa e todos, inclusive Super-Homem, assumem que é uma invasão. E estão certos! Super-Homem precisa derrotá-los em uma hora antes que o exército americano inicie uma guerra. Após a inevitável demonstração da força bruta infinita do Super-Homem, ele nos surpreende mostrando inteligência.
  • Em Superman's Billion-Dollar Debt Super-Homem enfrenta enfim um adversário à altura: um fiscal do imposto de renda. Uma história um pouco previsível, mas com um bom final.
 
Death and Taxes - Arte de Wayne Boring
  • The Great Mento reaproveita em roupagem nova ideias de outras histórias deste volume. O Grande Mento lê a mente de Super-Homem, descobre a sua identidade secreta e passa a chantageá-lo.
  • The Perfect Husband vem de Lois Lane. Parece que Lois achou o marido ideal (e não é Super-Homem). Uma história fraca.
  • Em The Mad Woman of Metropolis, parece que Lois ficou maluca. Não estou tirando a surpresa de ninguém ao dizer que é um golpe. A participação de Super-Homem na história é mínima.
Veredito

Imperdível para os fãs do homem de aço.

 Embora os roteiros às vezes soem estranhos, possuem aquela mistura mágica de ingenuidade e integridade. A personalidade de Super-Homem não bate totalmente com o politicamente correto (particularmente no tratamento que ele dispensa a Lois), mas é totalmente natural, não forçada.

Fisicamente este volume é impressionante, tanto em termos de tamanho como de qualidade gráfica. A impressão é excelente, sem as falhas e borrões que costumam estar presentes nas reimpressões de tiras antigas.

Nenhum comentário: