domingo, abril 27, 2014

Crítica: The Phantom, The Gold Key Years, Volume 2 e The King Years

Algum tempo atrás comentei rapidamente o livro "The Phantom - The Gold Key Yars Volume 1", que reúne os primeiros números da revista do Fantasma, publicados originalmente pela Gold Key Comics. A Hermes Press pretende republicar todas revistas, analiso aqui os dois volumes seguintes da coleção.


The Phantom - The Gold Key Years, Volume 2

Este volume prossegue com o restante dos números publicados pela Gold Key (numerados de 9 a 17). Um dos pontos altos das publicações da Gold Key são as capas. Produzidas em sua maioria por George Wilson, as capas reproduzidas neste volume são excelentes.


Bill Lignante é o responsável pela boa arte nas histórias. Os roteiros (de Bill Harris) me pareceram muito melhores que as do volume anterior. Algumas são bastante fantasiosas, mas bem mais próximas da mitologia do Fantasma.

The Phantom - The King Years

Em 1966 a King Features Syndicate, detentora dos direitos do Fantasma, decidiu publicar ela mesma a revista. A numeração foi mantida, sendo publicados os números 18 a 28.

A grande perda foram as capas especialmente pintadas para as revistas, substituídas pelo aproveitamento de painéis das tiras coloridas dos jornais de domingo. As histórias continuaram sendo desenhadas por Bill Lignante (alguns números foram desenhados por outros artistas).



A qualidade dos roteiros oscila bastante, com temas incluindo até ficção científica e espionagem.

Veredito

The Gold Key Years, Volume 2: Fortemente recomendado.
The King Years: Recomendado.

Ambos os volumes tem qualidade gráfica excelente. O material adicional se resume a um curto artigo no início de cada volume e algumas reproduções de artes originais (muitas vezes não relacionadas às histórias publicadas no volume).

Nenhum comentário: