terça-feira, março 18, 2014

Adaptadores USB Serial TTL

Dois anos atrás, analisei um adaptador serial USB que venho usando com muita frequência em minhas montagens com microcontroladores. Examino neste post algumas outras opções.

CP2102 USB to TTL STC Promini Download Module for Arduino

Uma opção mais recente no site da Deal Extreme, apresenta características semelhantes ao modelo que analisei anteriormente por um preço bem menor. Isto inclui suportar o sinal DTR que pode ser usado para ressetar automaticamente um microcontrolador, forçando a execução do bootloader, como é feito nas placas atuais do Arduino.


Nos meus testes com Windows XP e Seven, usei o driver do fabricante do chip, que pode ser baixado daqui. Após baixar, expandir em um diretório de trabalho e executar o instalador apropriado (x86 ou x64).

PL2303HX to USB TTL Upload Download Wire for Arduino 

Outra opção da Deal Extreme, desta vez em formato de cabo. Não tem o sinal DTR, saída de 3.3V nem LEDs, mas é bem barato ($3,40 no momento em que escrevo). Nos meus micros já tinha instalado um driver compatível, os comentários na DX falam que não é compatível com o Windows 8.





Como é padrão da DX, nenhuma documentação. O fio preto é terra, o fio vermelho é +5V, o fio verde é TxD (saída do PC) e o fio branco é RxD (entrada no PC).


A carga de programas com o bootloader do Arduino Uno (optiboot) é um pouco complicada pois é necessário dar manualmente reset no momento correto.

Adaptador USB/Serial TTL


Comercializado pela Tato por R$25, é uma opção disponível aqui no Brasil. Tem uma aparência um pouco mais rústica, com uma placa mais larga e isolada com um plástico verde. Equivale ao cabo descrito acima, usando o mesmo chip e possuindo quatro fios (terra, +5V, RxD e TxD).





Veredito


As três opções cumpriram o que prometiam. O adaptador com DTR torna mais simples a carga de programas em montagens compatíveis com o Arduino. O formato cabo é bem prático, principalmente quanto à conexão no PC. A opção da Tato pode não ser a mais barata, mas o prazo de entrega é muito melhor (dias ao invés de semanas) e você conta com nota fiscal e garantia locais.

Um comentário:

Unknown disse...

Lembrando um anúncio do site Zoom: pena que eu não tivesse"dado um zoom" no seu post para ver o detalhe do DTR quando resolvi comprar o adaptador USB-TTL da Tato...Parabéns pelas postagens.