domingo, janeiro 05, 2014

Resenha: Old Man's War

Old Man`s War é um livro de ficção científica da linha "militarista", na melhor tradição de Robert Heinlein (que é devidamente mencionado nos agradecimentos). Foi o livro de estreia de John Scalzi, que já publicou várias continuações.

Parte do encantamento do livro está na forma gradual com que a trama e seu "pano de fundo" são apresentados. Para não estragar as surpresas, vou tentar me restringir ao que é apresentado no primeiro capítulo.

Em um futuro talvez não muito distante, a colonização de outros planetas pelos humanos é exclusividade da Colonial Union. Os colonos são exclusivamente de países do terceiro mundo com superpopulação. A única oportunidade para pessoas do primeiro mundo (como o protagonista) sair da Terra é servindo a CDF (Colonial Defense Force), a força militar que da Colonial Union. Para isto é necessário manifestar a intenção de se alistar ao completar 65 anos e confirmar esta intenção dez anos depois. O que leva os "velhinhos" (e velhinhas) a se alistar é o quarto parágrafo do contrato, onde eles autorizam a CDF a executar qualquer procedimento médico, cirúrgico ou terapêutico que melhore a capacidade de combate.  Algo importante considerando que na Terra não existem grandes avanços na expectativa de vida. A expectativa do protagonista (e demais recrutas) é poder ser um colonizador remoçado ao final dos até dez anos de serviço.

Escrito em 2005, o livro tem um ponto de vista bastante atual. As considerações tecnológicas são bem razoáveis no momento (se bem que acho que o ritmo de melhora da expectativa de vida e da qualidade de vida dos idosos é melhor do que ele espera e tende a aumentar). Embora o livro mantenha a tradição de protagonistas do mesmo país que o autor (neste caso os EUA), existe uma saudável diversidade nos personagens, em gênero, raça e até orientação sexual.

A história evolui com com boas reviravoltas, batalhas e algumas surpresas. Embora o livro siga a linha "militarista", um dos personagens não deixa de comentar que às vezes a solução militar é abusada por ser a mais fácil. Os alienígenas são interessantes (embora talvez não muito originais). E como não deixar de detestar uma raça que invade uma colônia humana e depois transmite um programa de TV com um "chef celebridade" alienígena explicando os melhores cortes para saborear os humanos?

Veredito

Recomendado.

Nenhum comentário: