terça-feira, janeiro 14, 2014

Chip de Som AY-3-8910 / KC89C72 - Parte 3

Finalmente estou retomando este assunto, que interrompi em outubro. Ao testar a placa montada, as frequências obtidas não estavam de acordo com o esperado, o que me levou a um longo desvio.


Placa de teste revisada - notar o cristal.

Recordando, a minha placa de teste usava um oscilador RC para gerar o clock, a partir do qual são gerados os sons. Ao tentar conferir as frequências, verifiquei que encostar a ponta de prova do osciloscópio no sinal de clock alterava a frequência de saída do KC89C72. Fiz várias tentativas de minimizar este efeito, todas sem resultado.

Resolvi então trocar o oscilador por um a cristal, o que se revelou bem complicado. Cristais de 2MHz não são fáceis de encontrar, acabei comprando na China. Quando os cristais chegaram, descobri que eles não são fáceis de colocar para oscilar corretamente.

Existem várias referências de circuitos de osciladores a cristal construídos com inversores (no meu caso portas NAND de um 74HC00), por exemplo aqui, aqui, aqui e aqui. Mas deu trabalho fazer o circuito funcionar. Após muita pesquisa, testes e ajuda do pessoal do grupo de usuários Texas, descobri valores apropriados para os resistores em paralelo e em série com o cristal (a maioria dos circuitos que encontrei omitem o resistor em série, essencial para o funcionamento do cristal de 2MHz). O circuito final ficou assim:

São necessários 3 inversores

A saída do oscilador:


Com este oscilador consegui obter as frequências de saída esperadas, porém continua o efeito da frequência de saída do KC89C72 mudar ao colocar a ponta do osciloscópio no clock (que eu vou simplesmente ignorar).

2 comentários:

Anônimo disse...

Que sons podem ser gerados? pode postar alguns exemplos?

Daniel Quadros disse...

O chip foi feito para produzir "música" (tons com até três vozes) e "efeitos especiais". Você pode ouvir alguns exemplos nesta página. Assim que eu dominar melhor o chip post alguns exemplos meus.