domingo, dezembro 22, 2013

Crítica: "Odessey and Oracle" do The Zombies

The Zombies é um grupo inglês dos anos 60. O som deles é um rock psicodélico, marcado principalmente pelos teclados de Rod Argent.  "Odessey and Oracle" (com Odyssey escrito errado por falha do designer da capa) é o segundo álbum de estúdio deles e foi lançado em 1969. O álbum foi praticamente ignorado no lançamento, mas posteriormente ganhou reconhecimento da crítica aparecendo atualmente em muitas listas do tipo "Os n melhores álbuns".




 "Odessey and Oracle" foi gravado em quatro canais, com orçamento apertado, a maior parte em Abbey Road. Inicialmente foi mixado em mono; quando a gravadora exigiu uma mixagem estéreo a banda teve que bancar os custos pois toda a verba já tinha sido gasta.

O álbum tem 12 músicas, com duração entre 2 e 4 minutos. Abre com "Care of Cell 44", com um tom alegre de piano e um baixo saltitante e trechos só de vocais que lembram um pouco os Beach Boys.

O piano continua em destaque em "A Rose for Emily", um música lenta e melancólica. Em seguida vem "Maybe After He's Gone", um pouco mais rápida. "Beechwood Park" tem um tom hipnótico e belos sons de órgão.

"Brief Candles" alterna o piano lento com trechos mais rápidos marcados por bateria e órgão.
"Hung Up on a Dream" é um pouco mais variada em instrumentação. "Changes" é uma música estranha.
"I Want Her, She Wants Me" puxa mais para o lado do pop.

"This Will Be Our Year" é uma daquelas canções que dá vontade de cantar junto e tem um belo piano. "Butcher's Tale (Western Front 1914)" é outra música estranha, tendo apenas o acompanhamento de um harmonium (um órgão onde o som produzido bombeando ar com os pés, para quem não seguir o link).
"Friends of Mine" é outra música rapidinha mais para o pop.

"Time of the Season" fecha o álbum e é a música mais conhecida do álbum. Tem um belo riff de baixo, vocais únicos e solos psicodélicos de orgão. O YouTube tem vários vídeos desta música.


Com a má recepção dos singles do álbum, a banda se separou antes que ele fosse lançado.


Veredito

Recomendado.

Nenhum comentário: