segunda-feira, dezembro 02, 2013

Balanço anual do Blog: 2013

Hoje (2 de dezembro) é o aniversário do blog - oito aninhos. Vejamos os números, observações e planos para 2014.

Números

Os acessos diários vem crescendo suavemente, como mostra este gráfico com os acessos desde que implantei o contador da StatCounter no final de 2006:


O pico (que estraga a escala) corresponde ao post "A História da Mona Lisa e os Três Danieis", que foi republicado no Gizmodo Brasil. O gráfico abaixo é um zoom de 2013:


 Os acessos ao feed também continuam subindo devagar e sempre (e o FeedBurner cada vez rateando mais):



Observações

A primeira observação é que o número de posts por mês diminui. A minha meta era manter o ritmo do ano passado mas não consegui. A partir de junho eu adotei a nova meta de 10 posts por mês, visando chegar aos 100 posts em 2013. Fiquei bem perto disto até agora, mas foi um bem forçado.

A distribuição de assuntos no blog tem mudado ao longo dos anos. No momento a ênfase tem sido mais em Arduino e microcontroladores AVR, em prejuízo de coisas como Microsoft e Competições.

Minha principal ferramenta para verificar o interesse dos leitores é o StatCounter. Infelizmente ele não fornece mais uma importante informação, as palavras usadas nas buscas que levaram ao blog (devido ao uso de criptografia pelos principais mecanismos de busca). As páginas mais acessadas recentemente foram:
 Um dos problemas do blog são as séries de posts não concluídas. Alguns exemplos deste ano:
  • RFID: eu tenho há meses mais um leitor para testar. A última parte publicada ficou pendente por muito tempo, enquanto eu tentava resolver a parte mecânica e a alimentação do circuito.
  • Sensores de temperatura LM35 e DS18B20: eu pretendia fazer bibliotecas minhas para estes sensores, mas não saiu da lista de ideias.
  • Controle Remoto Infravermelho: o projeto final está pendente por (novamente) problemas mecânicos.
  • Chip de Som KC89C72: outro projeto encostado temporariamente por dificuldades técnicas.
Planos

Até que fiz bastante dos planos do ano passado. As principais falhas (fora o ritmo dos posts) foram a não publicação do terceiro volume do PC Assembler, poucos posts sobre Android e não ter feito a série sobre amplificadores.

A principal novidade para o ano que vem poderá ser uma redução na quantidade de posts. Estou pensando seriamente em baixar a minha meta para 1 post por semana, 6 posts por mês. Me parece mais realista frente a tudo o que tento fazer na vida.

Os temas devem continuar os mesmos. Após uma série de posts sobre o Raspberry será a vez da Beaglebone Black. A fila de livros continua grande; agora que terminei os livros das "Crônicas de Gelo e Fogo" pretendo ficar algum tempo lendo livros menores e mais leves (e muita HQ).

Um comentário:

Breno Augusto Cruz Faria disse...

Parabéns Daniel, por mais este ano de vida do blog. Curto muito todos os assuntos abordados aqui e espero que você continue nos presenteando por muito mais tempo com este conteúdo...

Grande abraço.

Breno.