domingo, setembro 08, 2013

Resenha: The Shore Road Mystery

Após a decepção com um livro recente dos Hardy Boys, comento aqui um dos volumes clássicos, em três versões: a original (de 1928) a revisada (de 1964) e a publicada aqui no Brasil pela Abril (em 1972). Nas três versões os Hardys combatem uma quadrilha de ladrões de carro. E todas contém um ponto que afetaria (ligeiramente) as próximas histórias: os Hardys compram um carro (para o velho truque do cavalo de Troia), o que leva a uma redução às menções às suas motocicletas nos livros seguintes.

A Edição Original

A trama em si é simples: uma quadrilha está roubando carros na estrada da praia e os ocultando de uma forma misteriosa. A polícia suspeita de conhecidos dos Hardys, os Dodds, e os Hardys procuram os verdadeiros bandidos.

Como de costume nas edições originais, a história se desenrola com mais detalhes em um texto mais longo (no caso 23 capítulos). Os amigos dos Hardy fazem parte do pano de fundo, não participando ativamente da solução do mistério. Chet, em particular, é retratado como um gozador que adora pregar peças nos amigos. No final do livro os Hardys não hesitam em levar revolveres e até se envolvem em um tiroteio (mas ninguém é ferido).E no final ganham uma bronca do pai pelo truque de se esconderem no porta malas do carro.

A Edição Revisada de 1964


A história foi totalmente reescrita, mantendo somente a trama principal dos ladrões de carro. Apesar da redução do texto (para o tamanho padrão de 20 capítulos) algumas subtramas são incluídas. Os Dodds estão agora atrás de um tesouro e o Hardy pai tem um caso para resolver (que convenientemente se entrelaça com o dos filhos). Outra diferença é a participação mais ativa dos amigos dos Hardys, particularmente de Chet (que tem um hobby novo que, surpresa!, ajuda a resolver o caso).

O resultado é um texto mais "nervoso", onde as ações se sucedem rapidamente.


A Edição Brasileira

Como nos outros livros, a edição brasileira (que é a que li na juventude) é uma tradução fiel da edição revisada. A memória da gente é realmente curiosa: o que ficou marcado para mim é um pequeno trecho de alívio cômico envolvendo Chet e um bolo de chocolate.

Veredito

Recomendado. Esta é uma legítima história dos Hard Boys, com os elementos clássicos que de alguma forma me encantaram e ainda encantam (da mesma forma como muitos outros fãs). As duas versões são boas, a original pela riqueza das descrições e a revisada pelo ritmo quase alucinante,

Nenhum comentário: