Instalação
Basta seguir os passos abaixo:
- Na página do projeto no github, selecione "Download ZIP"
- Extraia o conteúdo do ZIP
- Renomeie o diretório extraído para IRremote e mova para dentro do diretório arduino-1.x/libraries, onde arduino-1.x é o diretório onde você instalou a IDE do Arduino
Hardware
O hardware necessário para usar a biblioteca é bem simples.
Por padrão, a transmissão é feita no pino 3 do Arduino Uno. Para outros modelos de Arduino, ou para usar um pino alternativo no Uno, veja IRremoteInt.h. Na montagem mais básica, ligamos a este pino um LED IR em série com um resistor de 100 ohms. Para um alcance maior podemos usar um transistor e/ou vários LEDs (por exemplo, o TV-B-Gone usa quatro LEDs acionados por transistores).
O circuito de recepção pode ser ligado a qualquer entrada digital (os exemplos da biblioteca usam o pino 11). Neste pino deve ser ligada a saída de um módulo receptor IR, que amplifica o sinal detectado e retira a portadora. Nos meus testes eu usei este módulo. O ideal é que o módulo esteja preparado para trabalhar com a frequência exata da portadora do transmissor, mas dá para conseguir resultados satisfatórios mesmo com alguma diferença (como usar este módulo de 38KHz para receber sinais com portadora de 36 ou 40KHz).
Uso da Biblioteca
O jeito mais fácil, e divertido, de aprender a usar a bilbioteca é montar o hardware e rodar os exemplos:
- IRrecvDemo envia pela serial do Arduino os comandos identificados. Após executar esta demo, aponte um controle remoto para o módulo receptor, aperte uma tecla e veja o resultado.
- IRsendDemo envia o comando de desligar uma TV Sony sempre que um caracter é recebido pela serial. Se a sua TV não for Sony, altere a linha "irsend.sendSony(0xa90, 12);", usando o resultado do exemplo anterior (ou veja aqui alguns comandos IR).
- IRrecord é um exemplo mais sofisticado. Além do receptor e do LED IR, você deve conectar um botão entre o pino 11 e terra. Quando o programa identifica um comando IR, o LED do Arduino é piscado e o comando é memorizado. Apertando o botão, o último comando memorizado é enviado.
- Usar o Arduino para controlar outros equipamentos, enviando códigos IR conforme sensores, timers ou comunicação externa.
- Controlar o Arduino (ou dispositivos ligados a ele) através de um controle remoto IR
Nenhum comentário:
Postar um comentário