quinta-feira, julho 18, 2013

TV-B-Gone

TV-B-Gone (http://www.adafruit.com/products/73) é um dos kits que eu adquiri no Workshop do Mitch Altman. Neste post vou falar um pouco sobre o que ele é, como funciona, como foi a montagem e minha avaliação. Como os demais kits do workshop, é um projeto aberto - esquema e software estão disponíveis para quem quiser estudar, duplicar e alterar.


O que é o TV-B-Gone

O TV-B-Gone é um controle remoto (quase) universal para TVs, com uma única finalidade: desligá-las. Foi projetado por Mitch Altman, em resposta ao péssimo costume de se instalar TVs em lugares públicos, incomodando as pessoas.

Funcionamento

O site da Adafruit tem um página extensa explicando o funcionamento. Resumindo, o método mais comum de controlar remotamente TVs é através de sinais infra-vermelhos. Embora os detalhes variem de fabricante para fabricante, quase todos usam a mesma "camada física": luz infra-vermelha com largura de onda de 940nm. Os comandos são enviados como pulsos, modulando uma portadora (veja as figuras no site da Adafruit).

Um microcontrolador ATtiny85 é usado para controlar os LEDs. Ele possui internamente tabelas com os códigos para desligar TVs de dezenas de modelos. Quando o TV-B-Gone é acionado, ele envia um a um todos os códigos conhecidos (o que leva um pouco mais de 2 minutos) e depois volta a dormir.

Uma vez que o objetivo é desligar as TVs de forma discreta, um grande alcance é importante. Para isto são usados quatro LEDs, dois com um feixe estreito e dois com feixe largo, e transistores que permitem colocar uma corrente alta neles.

Montagem

A montam não é complexa, são poucos componentes e as instruções no site são bem detalhadas. O único problema que tive foi não ter reparado que eles sugerem dobrar o eletrolítico após a soldagem, eu tinha soldado rente demais para conseguir dobrar. Eu recomendo dobrar, com auxílio de um alicate, antes de fazer a solda (como é feito com os LEDs).

O vídeo abaixo registra a minha montagem, que demorou uma hora:



Personalizações, Hacks e Montagem sem o Kit

A alteração mais simples é mudar a ordem dos códigos, colocando na frente os que julgamos mais comuns. A tabela original não foi feita para o Brasil, nos testes empíricos do próprio Mitch durante a sua visita, ele conseguiu desligar todas as TVs que tentou, mas reparou a presença mais constante de alguns modelo menos encontrados lá fora (como o AOC).

Com um pouco mais de trabalho, é possível incluir outros modelos de TV. Isto requer obter a documentação ou monitorar a saída de um controle remoto. É possível também alterar o código para enviar outros tipos de comandos (como mute, mudança de canal, etc).

A montagem sem o kit requer obter um ATtiny85 e gravar o firmware nele (não deve ser difícil adaptar para outros modelos de AVR). Fora isto, pode ser um pouco complicado comprar LEDs IR com especificações semelhantes. LEDs "genéricos" irão funcionar mas o alcance será reduzido.

Avaliação

O TV-B-Gone é um kit fácil de montar e requer soldar uma variedade de componentes. Comparado com o Led nametag, que analisei anteriormente,  temos menos repetição, o que torna a montagem menos monótona mas dá menos oportunidade de aperfeiçoar a técnica de soldagem.

A utilidade do aparelho montado depende do quanto você se irrita com TVs ligadas em locais públicos .

Nenhum comentário: