terça-feira, julho 02, 2013

Mitch Altman no Garoa Hacker Clube

Mitch Altman é um hacker, co-fundador do hackerspace Noisebridge em São Francisco e inventor do TV-Be-Gone. Neste último domingo (30 de junho), esteve no Garoa Hacer Clube para um de seus workshops.



Hackerspaces

Um hackerspace é um espaço físico aberto ao público, onde pessoas com interesses em comum se encontram para socializar e colaborar. Embora as atividades mais comuns nos hackerspaces atuais estejam relacionadas a eletrônica e programação, o conceito é totalmente aberto, com uma frequente participação de artistas.

Nas palavras de Mitch, o Nosebridge surgiu com uma única regra: "Be Excellent to Each Other".

TV-Be-Gone

O TV-Be-Gone é um circuito com uma única função: desligar TVs. Mitch o criou motivado pela irritação causada por TVs em lugares públicos. Não imaginava que fosse ser um produto, mas descobriu que ele supria a necessidade de muitas pessoas. Além de modelos prontos está disponível também na forma de kit.

O Workshop

O tema do workshop é aprender a soldar. Na verdade, isto é apenas o ponto de partida para aprender um pouco de eletrônica, ver e montar alguns kits maneiros e começar a criar os seus próprios projetos.



Mitch trouxe uma pequena coleção de kits, todos de fácil montagem e muito interessantes. Eu comprei três deles e pretendo publicar aqui análises deles. Todos são projetos abertos, não é necessário adquirir kits para montá-los. Uma lista dos kits e os links para maiores detalhes estão no site do Garoa.

A técnica básica para boas soldas está aqui (em inglês). Uma versão mais completa está disponível em português (pdf).

Abaixo um vídeo curto com o início da explicação da montagem do kit do TV-Be-Gone.





Nenhum comentário: