domingo, janeiro 06, 2013

Jogo de Dezembro: Return to Mysterious Island

Os feriados de fim de ano me deram a oportunidade de desfrutar deste de jogo de aventura, baseado no meu livro predileto de Júlio Verne.


Neste jogo você é Mina, uma aventureira que naufraga em uma ilha hã... misteriosa. Mais precisamente, a ilha onde aconteceram os eventos descritos no livro "A Ilha Misteriosa" de Júlio Verne (exceto a destruição da ilha, como é explicado na parte final do jogos). A leitura prévia do livro não é necessária (mas dá o sabor adicional de explorar alguns locais descritos no livro).

Explorando a Ilha - As linhas verticais no céu tem significado.

O jogo é uma "aventura 3D do tipo point-and-click". Com o mouse você consegue olhar em torno da sua posição atual. Ao apontar para um ponto significativo, o cursor do mouse muda para indicar o que você pode fazer: ir para uma nova posição, pegar um objeto, examinar algo ou interagir com alguma coisa. De um modo geral estes "alvos" são grandes e bem destacados, eliminando o "pixel hunting" (a busca frustrante por um pequeno ponto onde você tem que clicar).

A qualidade gráfica é muito boa. A trilha sonora é adequada, mas não excepcional. Existem algumas partes faladas (com opção de legenda), mas a maior parte do tempo você tem que ler os textos.

A quantidade de locais não é muito grande, mas a quantidade de objetos que você pode pegar é. A melhor política é a de pegar tudo o que der; a tela de inventário possui diversas abas para você organizar melhor os objetos.

A tela do Inventário.

A maior parte dos problemas são resolvidos combinando dois ou mais objetos, uma área na tela de inventário guarda as montagens em andamento (dando assim uma pista de quantas coisas faltam). Uma complicação adicional é que alguns itens que você montou podem ser desmontados para reaproveitar os componentes.

O peixo pode nos ajudar a recuperar as forças, mas precisamos montar uma vara de pesca
Na metade do jogo você irá obter um ajudante imprescindível: o macaco Jep. Além de ser capaz de alcançar locais onde você não chega, ele é inteligente o suficiente para usar alguns objetos.

Uma característica interessante é que muitas vezes existem mais de uma alternativa de resolver uma necessidade (e portanto você não precisa resolver todos os problemas que encontrar). O jogo é daqueles em que não tem como perder, nas raras ocasiões em que você "morre" basta um click para retornar à situação anterior. Algumas poucas vezes você precisa reagir rapidamente a alguma coisa, quase sempre você pode demorar o quanto quiser.

Existe uma quantidade razoável de dicas dentro do próprio jogo. A versão do gog.com vem com um "walktrough", você encontra facilmente outros na internet, como este aqui. O meu site predileto de dicas, Universal Hint System, tem um arquivo de dicas, mas achei um pouco mais confuso que os outros que usei anteriormente. De qualquer forma, a maioria dos problemas não são muito complicados, as poucas vezes onde tive dificuldade foi devido à falta de explorar tudo. Atenção que existem algumas raras ocasiões em que ocorre uma mudança em um local que você já examinou anteriormente, se você estiver encravado experimente revisitar todos os lugares que você conhece.

Achei o jogo relativamente curto. Existe um pequeno incentivo para você jogar novamente: resolver os problemas que você não resolveu na primeira passada.

Veredito

Se você gosta de jogos de aventura, é uma boa pedida, principalmente se estiver em oferta (pelo preço normal você encontrar opções melhores).

A forma de interação, o visual e os problemas são muito bons, mas o jogo carece de uma história mais envolvente e longa.

Nenhum comentário: