quinta-feira, setembro 27, 2012

Motores DC: Dois Circuitos Integrados de Ponte H

Na última vez que falei de motores eu apresentei a Ponte H, que eu implementei com transistores discretos. Felizmente existem várias opções de circuitos integrados contendo uma ponte H. Veremos aqui dois modelos.

O circuito integrado L298

 O L298 é um integrado que contém duas pontes H (o que será útil quando formos controlar motores de passo). Ele tem características bem interessantes:
  • É controlado por sinais lógicos padrão TTL
  • Controla tensões de até 46V
  • Suporta correntes de até 4A (no total)
  • Possui terminais para facilitar a medição da corrente
 Do ponto de vista lógico, cada ponte possui três entradas. Uma delas é o enable, que permite ligar ou desligar a ponte. As outras duas entrada controlam a tensão de saída, permitindo gerar os outros três modos de operação do motor (alimentação em um sentido, alimentação no outro, terminais em curto para freagem).

O que pode incomodar é o encapsulamento usado, o Multiwatt (tem também uma opção SMD). As suas fileiras de pinos são deslocadas horizontalmente de metade do espaçamento padrão dos CIs. Para usar este integrado em uma protoboard ou em uma placa padrão você precisará entortar bastante as pernas, correndo o risco de causar um curto.



Um outro detalhe é que o integrado não inclui os diodos de proteção para flyback, você precisa acrescentá-los por fora. Apesar de ter uma proteção interna contra sobre-temperatura ele está longe de ser indestrutível - já queimei um nas minhas experiências.

O L298 (na versão SMD) é utilizado na shield oficial de controle de motor para o Arduino.
 
Você pode ver mais detalhes e o datasheet no site da STMicroeletronics.


 O circuito integrado L293D

 Como o nome sugere, ele tem várias semelhanças com o L298. As especificações são mais modestas (até 36V, 600mA de corrente constante por ponte), mas ele está disponível em encapsulamento padrão DIP e possui diodos de proteção internos.


Você pode ver mais detalhes e o datasheet no site da STMicroeletronics.

No próximo post desta série vamos ver um exemplo ligando um L293D a um Arduino.

Nenhum comentário: