domingo, setembro 16, 2012

Crítica: Legion Lost

Legion Lost foi uma mini série da Legião dos Super Heróis, publicada em 12 partes de maio de 2000 a 2001. Eu acabei de ler a coletânea em capa dura publicada no ano passado (a versão paperback está prevista para este mês)  e coloco aqui as minhas observações.



Legião... Qual Delas?

Como falei anteriormente, a Legião dos Super Heróis passou por várias mudanças. Nesta mini série temos a Legião "rebootada" que foi criada após os acontecimentos da Zero Hour. Está de longe de ser a minha encarnação preferida, mas também não é a pior. Para quem cresceu com a versão clássica é irritante ver os heróis com nomes e (às vezes) personalidades mudados e algumas alterações desnecessárias nos poderes ou histórico.

Apenas uma pequena parte da equipe participa da história, embora haja referências a vários outros membros.

A Trama

 Um grupo de legionários foi parar em algum lugar incrivelmente distante do universo. Quase que sem nenhum recurso, eles necessitam sobreviver e voltar para a casa. Eles estão perdidos não somente no sentido de localização, a situação catalisa os problemas de cada um deles. É um grupo nervoso e assustado de super heróis, com muita dificuldade para se manter unido. Para reforçar isto, cada parte é narrada por um dos personagens.

O local onde estão não é vazio, porém a maioria dos habitantes que encontram são terrivelmente perigosos. Aos poucos vão surgindo algumas reviravoltas e o tom passa a ser mais épico, culminando com uma imensa batalha, mortes e sacrifícios.

Crítica

A história em si é poderosa, daquelas que você continua pensando depois de acabar de ler. Entretanto, lida isoladamente (como foi o meu caso) é nítida a falta do que veio antes e do que virá depois. Uma vez que a Legião já passou por umas três mudanças após esta série (acho eu, já perdi a conta), esta mini série fica um pouco "perdida" (trocadilho proposital) no meio de toda a história da Legião.

As reviravoltas (algumas mais óbvias que outras) são do tipo que levam a reler as páginas anteriores, para conferir que as pistas estavam todas lá.

A arte não faz muito o meu gosto (prefiro traços mais clássicos e precisos), embora transmitam bem a história. O diferente posicionamento dos quadrinhos em cada página cria realces visuais tanto para a ação como para o drama.



A impressão e encadernação são impecáveis.

Veredito

Recomendo somente para os fãs.

Nenhum comentário: