terça-feira, junho 07, 2011

Kit de Capacímetro da Sparkfun

Um dos vários serviços prestados pelo Laboratório de Garagem é revender produtos da Sparkfun. Os preços nem sempre são maravilhosos (e certamente isto não é culpa deles), mas o serviço é de primeira e o prazo de entrega bem razoável. E os lucros revertem para as inciativas de apoio aos garagistas.

Garimpando itens interessantes, achei um kit para construção de um capacímetro digital. Além de ser um instrumento útil (já que a marcação dos capacitores não costuma ser das mais claras e as tolerâncias são bem ruins) é uma bela aplicação de microcontrolador e o preço acabou sendo bem convidativo.



O Conteúdo do Kit

A foto abaixo mostra o conteúdo do kit: a placa de circuito impresso, o display, o microcontrolador ATMega (já programado), um soquete para o ATMega e alguns componentes discretos (um cristal, um botão, um interruptor, um conector para a alimentação, um diodo, um regulador de tensão e vários resitores e capacitores).


O "manual" é uma (01) folha contendo de um lado instruções simples (a parte de montagem tem apenas dois passos: instale os componentes e tome cuidado com a polaridade dos capacitores eletrolíticos) e do outro o esquema e a lista de materiais. Este mesmo material está no site da Sparfun.

Você vai precisar de uma fonte DC entre 8 e 16V @ 30 mA para alimentar o circuito.

Montagem

A montagem é relativamente simples para quem já tiver experiência em soldagem e souber ler valores de resistores e capacitores. É preciso tomar cuidado que a placa possui lugar para alguns componentes adicionais que não fazem parte do kit. Os resistores de 1% de precisão podem confundir um pouco, a figura abaixo mostra os valores.


O resultado final da minha montagem está abaixo:


Alguns Comentários

Para o uso na bancada, o ideal é montar o medidor em uma caixa; ainda não localizei uma com formato adequado. O conector de alimentação ao lado do display deixa o circuito bastante compacto mas não é uma boa posição para quando ficar dentro de uma caixa. A ligação do capacitor a medir é meio precária (é a barra de pinos na parte inferior direita da placa).

Em princípio o medidor aceita capacitores de 1pF a 500uF, porém o manual avisa que são necessários cuidados adicionais para medir baixas capacitâncias. Um recurso interessante é a transmissão das medições por uma interface serial (TTL), ainda não tive tempo de experimentar isto.

Embora o esquema seja aberto, o software não é. Entretanto, como o próprio fabricante diz, o princípio de funcionamento é óbvio (medir o tempo de carga ou descarga do capacitor). Já está na minha lista fazer uma pequena engenharia reversa e experimentar fazer um medidor semelhante (talvez usando um PIC). Pode até ser que a minha versão venha algum dia a ser um produto na loja do Lab de Garagem...

2 comentários:

DVM - Delphi Virtual Machine disse...

Olá Daniel.
Chegou a fazer a engenharia reversa para saber como o sketch deste capacímetro funciona?
Gostaria de saber o resultado.
obrigado.
Euclides.
euclas@gmail.com

Daniel Quadros disse...

Não foi exatamente por engenharia reversa, mas eu projetei um sistema equivalente e comecei a preparar uma oficina prática baseada nele. Não cheguei a concluir mas fiz uma apresentação