terça-feira, novembro 30, 2010

Links Comentados #11: Vírus no Mac, SAP pirateia software da Oracle e Tinta Eletrônica Colorida

Vírus no Mac?

A Sophos resolveu inovar ("abrir novos mercados"?) e disponibilizou um anti-virus gratuito para o MacOS. Os resultados das primeiras duas semanas indicam que a maioria das detecções se referem a vírus ... do Windows! Foram também detectados vírus "genéricos", que independem do sistema operacional.

Um histórico dos malwares para Mac mostra que o problema mais comum tem sido trojans e não vírus.

Mas que os usuários de Mac não fiquem relaxados, pois falhas de segurança são tão certas quanto morte e impostos. Veja aqui a list de falhas corrigidas no update do Mac OS X liberado em 10 de novembro.


SAP "pirateou" Oracle

Você provavelmente leu sobre a condenação da SAP a indenizar a Oracle em US$1.3 bilhões por "propriedade intelectual roubada". Detalhes na imprensa sobre o "roubo" são escassos.

O roubo foi feito pela empresa TomorrowNow comprada pela SAP em 2005 e fechada no final de 2008. Consiste em downloads de softwares da Oracle, utilizados para pegar clientes da PeopleSoftware e Sieble, acão esta confessada pela SAP.

As alegações da Oracle podem ser vistas aqui (PDF). Segundo o documento, a TomorrowNow foi fundada por ex-funcionários da PeopleSoftware, que através de acessos ilegais ao site de suporte da Oracle baixaram softwares e documentos. Este material foi usado para fornecer suporte a clientes da PeopleSoftware (que foi comprada pela Oracle) por preços muito baixos, como parte de uma inciativa da SAP (Safe Passage) de migração destes clientes para os softwares da SAP.

Vem aí a tinta eletrônica colorida?

Como usuário do Kindle estou maravilhado com a qualidade do display de tinta eletrônica para a leitura de textos. E as pesquisas estão a todo vapor para a fabricação de displays coloridos, de baixo custo e com velocidade para apresentar vídeo.

Um professor e um estudante da Universidade de Cincinatti acreditam que o caminho é usar papel como base para o display.

Não creio que esta pesquisa resulte imediatamente em produtos, mas não duvido que até 2020 já seja possível termos o equivalente ao Profeta Diário.

Nenhum comentário: