Segue o meu relato do evento.

A minha palestra, "Comunicação Serial com Microcontroladores", abriu o seminário. Como em outras ocasiões, tentei focar um assunto mais básico e parece que a apresentação foi bem recebida. Para minha alegria, desta vez acertei a duração da palestra, corrigindo um falha grave das minhas apresentações anteriores.
Na segunda palestra, "Introdução ao Linux Embarcado", Eduardo Belloti apresentou o caminho das pedras para quem quer usar o Linux em Sistemas Embarcados. O uso do Linux dá acesso a uma grande quantidade de software já pronto (particularmente comunicação TCP/IP e interfaces gráficas), mas apresenta alguns desafios, como as questões das licenças, a escolha dos pacotes e ferramentas e as condições mais limitadas de hardware nos sistemas embarcados.

Após o almoço, Sérgio Prado falou sobre o "Desenvolvendo Software Seguro em C", uma palestra bastante atual e não restrita a sistemas embarcados. Erros comuns de programação em C podem colocar em risco não somente informações confidênciais mas também expor pessoas a situações extremamente perigosas.

Na palestra mais divertida do evento, André Braga discorreu sobre "C++ em Sistemas Embarcados: Poder e Responsabilidade". Foi outro palestra não restrita a sistemas embarcados, que abordou desde a questão da orientação a objeto não ser uma vara de condão que resolve todos os problemas até questões específicas do uso de C++ em microcontroladores.

Fechando o evento, uma palestra extra que não estava na agenda divulgada anteriormente. Nuncio Perrella da Texas conseguiu compactar em poucos minutos uma apresentação sobre a sua dissertação de mestrado (Levitação Magnética controlado por microcontrolador) e um rápido resumo dos microcontroladores comercializados pela Texas.

Foi mais evento extremamente proveitoso para mim.
Fiquem de olho no Portal Embarcados, pois as apresentações devem ser disponibilizadas em breve.
2 comentários:
Não deu pra ler direito o post ,pq esto trabalhando.... Teve algum video? Se teve, esta disponivel na net?
Acho que desta vez não foi gravado; eu pelo menos não reparei em nenhuma câmera.
Postar um comentário