quinta-feira, setembro 02, 2010

TI Tech Day 2010

Particei ontem do "TI Tech Day 2010", evento anual da Texas Instrument. É a segunda vez que participo, faço abaixo um muito breve resumo (no ano passado eu comecei a preparar um relato extenso para postar aqui e o resultado foi que eu nunca consegui concluir).

A TI e o Evento

A Texas Instruments é um fabricante de semicondutores para os mais diversos fins. No evento foram abordados microcontroladores (meu principal interesse), fontes de alimentação e iluminação baseada em LED. Acabou sendo menos proveitoso para mim que no ano passado, em grande parte por minha escolha infeliz das palestras (tinham três tracks simultâneos).

O evento foi (como no ano passado) bem caprichado: palestras dadas por engenheiros americanos, bons coffe breaks e almoço, uma "feirinha" animada (destaque para os meus amigos do eLua) e Arrow e Farnell com algumas boas ofertas de kits de desenvolvimento.

A oferta de microcontroladores pela TI é bastante extensa e vem passando por grandes mudanças nos últimos anos, inclusive com a aquisição de outros fabrinces. Os modelos mais simples compõem a linha de 16 bits MSP430 (que já mencionei por aqui); nenhuma das palestras era focada nesta linha, pois tem um evento próprio. Uma segunda linha é o C2000, um microcontrolador de 32 bits voltado para aplicações de controle. Por último, temos várias linhas baseadas em processadores ARM: os Stellaris (núcleo Cortex M3) e os Sitara (antigos OMAP e os novos DaVinci, baseados no ARM9 e no Cortex A8).

As Palestras Que Eu Assisti

A primeira palestra que assisti foi justamente como escolher um microcontrolador TI baseado no ARM, em função das características de cada um. Além da confusão dos nomes, cada linha tem uma numeração e, no caso dos Stellaris, um codinome. A palestra foi muito boa e o resumo é que existe uma gama muito grande, oferecendo diversas combinações de preço, performance e recursos. Os modelos mais sofisticados incluem recursos de vídeo, inclusive suporte a gráficos 3D.

Eu esperava ter alguma dificuldade em acompanhar a segunda palestra, pois era sobre fontes de alimentação. A complexidade, entretanto, ultrapassou em muito o meu pouco conhecimento sobre o assunto.

A terceira palestra tinha o título "Considerações dobre Projetos para Sistema de RF de Baixo Consumo", algo que eu conheço um pouco. O material impresso pareceu ser exatamente o que eu esperava sobre o assunto. Infelizmente, a palestra foi sobre um tema diferente: projeto de antenas em placa de circuito impresso. A combinação fórmulas teóricas com pós-almoço foi catastrófica. Não tenho dúvida do conhecimento do palestrante nem da importância do assunto para as pessoas corretas, mas foi outra palestra em que eu "boiei".

A quarta palestra voltou aos microcontroladores baseados em ARM, desta vez do ponto de vista de sistema e software. Foi outra palestra muito boa.

Por último, um "infomercial" do MATLAB. A proposta do apresentador foi utilizar o MATLAB para fazer um projeto baseado em modelos, com validação através de simulação e implementação por geração automática de código. Eu fico com um pé atrás com este tipo de coisa, por motivos de flexibilidade e desempenho. É o tipo da coisa que talvez seja o futuro de longo prazo, mas ainda tem um bom caminho a trilhar.

Novos Brinquedos

Não consegui resistir e aproveitei uma oferta para adquirir o eZ430-Chronos. É uma ferramenta de desenvolvimento baseada no microcontrolador CC430F6137, que combina um processador da linha MSP430, com um rádio operando em 900MHz e um controlador de LCD. O bacana é que o formato da ferramenta é um relógio de pulso. Além do relógio, acompanham dois dispositivos em formato de pen-drive: um programador para poder alterar o firmware do relógio e um "ponto de acesso" para permitir o relógio conversar com um PC.


Nos bons tempos a TI distribuía kits para os participantes, nestes últimos anos isto foi substituído por kits com preço especial e o sorteio de algumas unidades. Tive sorte e ganhei um kit do C2000.


Assim que tiver tempo escrevo um pouco mais sobre estes dois "brinquedos".

3/9/10: Corrigidas as menções ao "CS2000", o nome correto é C2000.
27/9/10: Agora tinha um "CS000" ...

Nenhum comentário: