segunda-feira, setembro 06, 2010

Os Quinze Anos do Windows 95 - Parte 2

Continuando os meus comentários aleatórios em comemoração dos quinze anos do Windows 95, algumas lembranças sobre a interface com o operador e uma avaliação do seu significado e legado.

Novos Controles

Embora não fosse a ideia original, o Windows 95 acabou incorporando várias modificações na interface com o operador em relação ao Windows 3.x.

Uma delas foi a inclusão de vários novos controles (ou gadgets como chegaram a ser chamados). Usando estes controles aplicações de terceiros podem contar com os recursos e a aparência do Windows. Entre eles temos o TreeView (usado, por exemplo, na árvore de diretórios do Windows Explorer) e o ListView (usado na lista de arquivos do Windows Explorer e a mãe dos grids básicos).

Usar estes controles era um pouco mais complicado que os anteriores. É necessário também o programa informar que vai usá-los, até hoje uma fonte de enganos tolos. Por último, estes controles viriam a ser atualizados com frequência, às vezes por outros produtos (como o IE e o Office), vindo a ser um personagem ativo no "DLL Hell".

Start Menu e o Botão Start

No tempo do Windows 3.x, os programas eram executados a partir do Program Manager, que os organizava em grupos (pastas). Se você tiver um CD com o Windows XP SP1 ou anterior (ou ainda usa isto) você pode matar as saudades dele, executando o progman.exe (instruções não muito detalhadas aqui).



No Windows 95 os programas passaram a ser organizados na forma de um menu, apresentado através do botão Start. Existia uma grande preocupação quanto à aceitação disto; além de incluir o progman.exe o Windows colocava uma seta animada para sugerir apertar o botão.

Start Me Up

O botão Start acabou sugerindo o tema para o lançamento e a Microsoft se viu frente a duros negociadores: Mick Jagger e Keith Richards. Após conseguir licenciar a música "Start Me Up", ela teve uma surpresa: Mick e Keith enviaram uma regravação (supostamente para não ter que pagar royalties para o baixista Bill Wyman. A Microsoft insistiu e conseguiu a versão original.

Significado e Legado

O Windows 95 foi um indicutível sucesso. Com a sua adoção ficaram para trás o MS-DOS (e seus concorrentes) e os aplicativos não-gráficos (exceto pelas aplicações em Clipper que resistiram por muito mais tempo?).

A Win32API simplificou o desenvolvimento de aplicações Windows e possibilitou novos tipos de aplicação.

As versões seguintes do Windows (98, 98SE e Me) mantiveram em linhas gerais a mesma estrutura e interface com o operador. Mudanças grandes somente viriam com o Windows XP, que unificou estas versões "domésticas" (mas largamente usadas em empresas) com as versões "profissionais" derivadas do Windows NT.

Nenhum comentário: