Um artigo na Fortune diz que o iPad está detonando as vendas de netbooks. Entretanto, não me parece que seja exatamente isto o que os gráficos dizem.
A origem de tudo é um estudo que uma analista (Katy Huberty) fez do possível impacto da compra da Palm pela HP. No meio deste estudo tem um gráfico referente às vendas de netbooks:
Algumas pessoas olham este gráfico e dizem: "Ei, as barras azuis tem algo a ver com as vendas de netbook e estão sumindo. Meu Deus, os netbooks já eram!".
Vamos examinar o gráfico com mais calma. Antes de mais nada, não custa explicitar que estamos assumindo que os dados usados para fazer o gráfico são confiáveis e que a definição de netbook utilizada é apropriada. O que são as barras azuis? O crescimento das vendas ano-a-ano. Ou seja, as vendas em julho de 2009 foram 7,41 vezes maior que as em julho de 2008 (crescimento de 641%). Já as vendas do mês passado (abril de 2010) foram "apenas" 5% maiores que as vendas em abril de 2009.
O período abrangido pelo gráfico é pequeno e as mudanças são fortes demais para tentar ver alguma tendência futura. Me parece tão razoável supor que após um período de grande crescimento as vendas estão estabilizando quanto supor que o crescimento vai se transformar em redução. De qualquer forma, é claro que em todo o período apresentado as vendas de netbook somente cresceram.
Onde entra o iPad nesta história? Primeiro teria a ver com uma queda do gráfico na época do anúncio do iPad. Isto não me convence, já que a "queda do aumento" é mais nítida entre setembro e outubro de 2009, época em que os boatos de um iPad ainda eram muito fracos.
Surge então um segundo gráfico:
O artigo da Fortune é vago sobre a origem dos dados utilizados. Meu melhor entendimento é que foi uma pesquisa do tipo "Você pretende comprar um iPad? Se sim, que outros dispositivos você considerou antes de decidir?".
Não me parece surpresa que 44% das pessoas que pretendem compar um iPad considerou a alternativa de comprar um notebook (ou netbook, já que não há distinção entre os dois no gráfico) . Isto é bem diferente de dizer que x% das pessoas que pretendiam comprar um netbook mudou de ideia e decidiu comprar um iPad.
Em resumo, pode ser que realmente o iPad esteja cativando uma parcela significativa dos possíveis compradores de netbooks. Não são estes gráficos, entretanto, que permitem dizer se isto é verdade ou não.
Pessoalmente minha curiosidade é mais em outro sentido: quem está comprando o iPad e para que usos? Está ocorrendo um expansão da base de usuários ou uma migração?
Onde eu vi esta notícia: OSNews
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