segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Resenha: Outros Três Livros de Maigret

Nas últimas semanas li mais três livros do inspetor Maigret da coleção L&PM, dois dos quais indicados como inéditos no Brasil.


Um Engano de Maigret

Nesta história escrita em 1953, Maigret investiga a morte de uma ex-prostituta, instalada em um apartamento de luxo. Logo descobre a sua ligação com o Dr Gouin, um cirurgião famoso que mora no mesmo prédio e tem um relacionamento deveras curioso com várias mulheres. A investigação envolve principalmente entender este relacionamento e estas mulheres.

É mais um destes livros que prende o leitor. Recomendado.

Maigret e o Sumiço do Sr. Charles

Este é o último livro de Maigret, escrito em 1972. Apesar dos quase 20 anos entre este livro e "Um Engano de Maigret", existe uma certa atemporalidade em ambos. Desta vez Maigret está à volta com o desaparecimento de um importante notário. E novamente existe uma relacionamento curioso com mulheres.

A trama deste livro me pareceu mais sórdida que os que descrevi anteriormente, particularmente o alcoolismo da esposa do Sr Charles.

Embora também seja um bom livro, deixa uma sensação meio ruim ao final.

Maigret e os Crimes do Cais

Um livro mais antigo, de 1933. Maigret acaba de solicitar a sua aposentaria, apesar de estar longe da idade limite. E precisa investigar o caso de um rico e grosseiro comerciante que foi apunhalado e jogado ao mar. Apesar de sobreviver ao acontecimento ele está claramente abalado. E dois corpos não tardarão a aparecer na história.

Devo avisar que li este livro enquanto estava me recuperando de uma cirurgia, o que talvez explique o porque o achei arrastado. A maior parte do tempo Maigret está acompanhando o comerciante, cujas conversas parecem disjuntas e são respondidas por Maigret com monossílabos. A investigação parece não avançar em direção alguma. A forma como o comerciante trata as pessoas a sua volta, particularmente a esposa e a filha, é certamente chocante.

A conclusão é bastante lenta, mas certamente satisfatória.

Não acho que seja uma boa opção para quem está começando a conhecer os livros de Maigret, mas não deixa de ser recomendado para quem já é fã.

Nenhum comentário: