quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Links Comentados #4

Na edição desta semana: televisões com tela acima de 55" infringem a lei nos EUA, mais um pouco sobre o "escândalo das geleiras", Sluggy Freelance revela o lado negro de Avatar, a briga Apple x Google, ainda um monte de reações ao iPad, uma falha de segurança no Firefox e, para não perder o costume, uma no IE.

Televisões grandes violam direitos autorais?

Sempre que passo por um bar com um telão eu imagino se existe alguma complicação legal em exibir publicamente imagens de TV. Neste artigo da Ars Technica fiquei sabendo que a lei americana menciona explicitamente que transmissões de televisão só podem ser exibidas em dispositivos com diagonal até 55 polegadas e até seis alto-falantes.

Escândalo das Geleiras

Já mencionei antes como um comentário casual sobre um possível desaparecimento das geleiras virou uma "certeza científica". Descobre-se agora que o chefe do IPCC foi avisado do erro mas não o corrigiu.

Sluggy Freelance e o Lado Negro de Avatar

Conheci o web comic Sluggy Frelance há pouco mais de um ano e meio. Recentemente eu acabei de ler desde o começo e só posso dizer uau! Após um arco bastante intenso no ano passado o ritmo caiu um pouco e provavelmente ninguém vai entender nada se começar a ler agora. Entretanto, vale a pena ver a tira de ontem, na qual se revela o terrível segredo sobre Avatar. O autor escreveu um post sobre o assunto no seu blog, que infelizmente está restrito aos Defenders Of The Nifty (que é o meu caso).

Apple x Google

Parece que a amizade entre estas duas acabou. Segundo várias fontes (aqui por exemplo), Jobs não recebeu bem a notícia do "Google Phone". Em um lance com ares de "troco", a Google liberou uma atualização para o Nexus One que ativa o multi-touch nas três principais aplicações da Google: o browser, Maps e Gallery,

iPad

É impressionante a quantidade de reações ao iPad, que só vai ser lançado daqui a semanas e pouca gente colocou a mão.

A melhor análise que eu vi até agora está aqui. O iPod e o iPhone foram produtos para mercados que já existiam, o iPad é um produto para um mercado novo. A Apple precisa não apenas provar que o seu produto é a resposta mas convencer as pessoas da validade das perguntas que ele responde.

Uma das características da loja iTunes é o preço fixo por música, o que sempre gerou reclamações das gravadoras. No lado dos e-books, a Amazon sempre menciona o preço US$9.99 (o que muitas vezes está longe de ser a verdade). Com o iPad a Apple está entrando no mercado dos eBooks com um modelo diferente, com preços diferenciados. O resultado foi que a Amazon suspendeu a venda por alguns dias dos livros de uma das editoras que assinaram com a Apple, como descrito aqui e por ela própria aqui. E assim temos um caso documentado de concorrência aumentando os preços.

A discussão sobre o iPad chegou a obrigar o site Engadget a suspender temporariamente os comentários.

Acho que não preciso colocar o link para um dos vídeos de Hittler comentando o iPad. Já o College Humor percebeu no iPad um oportunidade única e mágica... de fazer piadas:


Firefox e IE: Problemas de Segurança

Este artigo não tem muitos detalhes técnicos, mas parece que alguém escreveu um código em JavaScript que se conecta a rede IRC e enviar toneladas de spam. Não sei bem o que impede de fazer algo parecido nos outros browsers, já que a base da "Web 2.0" é a capacidade do browser iniciar comunicações com um servidor remoto via JavaScript e a porta 80 para HTTP é apenas uma convenção muitas vezes ignorada.

Pouco tempo após ter que lançar um patch emergencial, a Microsoft se vê às voltas com uma nova falha no IE. Através dela, é possível ler remotamente um arquivo qualquer, desde que se saiba o seu nome e diretório e o usuário que está rodando o browser tenha acesso a ele. O Protected Mode do IE no Vista e Seven limitam o impacto desta vulnerabilidade, mas quem está com o XP ou anterior, a recomendação é travar o acesso a file:// (detalhes no link).

12:20: Alterado título p/ não confundir o InfoBlogs, criada a categoria Links.

Nenhum comentário: