terça-feira, outubro 27, 2009

Abóbora Assassina - Parte 1

Um dos projetos que eu estou tocando para o Dia das Bruxas é a "Abóbora Assassina" (Robotic Snap-O-Lantern no original). Seguem as minhas aventuras com este projeto.
O primeiro passo foi procurar uma abóbora. Na minha busca rápida, não encontrei uma semelhante ao do projeto do Evil Mad Scientist. Acabei comprando uma abóbora japonesa, que me pareceu ter as dimensões apropriadas:



O corte da abóbora foi complicado. Além das minhas limitadas habilidades manuais, eu enfrentei os seguintes problemas:
  • A casca era bem mais grossa que eu imaginava.
  • O suco da abóbora rapidamente apagou as minhas marcações feitas a giz.
  • As minhas ferramentas (uma faca pequena comum e um estilete) não se mostraram muito apropriados.
O resultado foi um corte bastante irregular:



Um primeiro teste com o meu servomotor foi desastroso: o peso da parte de cima da abóbora foi grande demais e acabou soltando os parafusos colados ao horn. Um detalhe é que a cola epóxi não grudou bem no plástico do horn, consegui facilmente retirá-la sem deixar marcas. Colei novamente os parafusos, mas desta vez usando mais cola, para preencher por completo o horn.

Passei então a escavar e desgastar a parte de cima, para diminuir o peso. Apesar de uma boa redução, o peso ainda me pareceu excessivo. Com o passar dos dias surgiu mais um inconveniente: a abóbora começou a embolorar e ficar com cheiro não muito agradável.

Neste ponto decidi abandonar a abóbora. Mas não abandonei o projeto, apenas resolvi substituir a abóbora por uma esfera de isopor. Nas próximas partes vou mostrar os detalhes.

Nenhum comentário: