domingo, agosto 30, 2009

Os Álbuns dos Beatles - Introdução

Talvez já exista coisa demais escrita sobre os Beatles e suas músicas. Entretanto, não consegui resistir à tentação de escrever uma série de posts sobre os seus álbuns. No mínimo, é uma boa desculpa para escutá-los mais algumas vezes. Com o lançamento em breve do "Rock Band - The Beatles" é provável que surja uma nova geração procurando saber um pouco sobre eles.

Devo advertir que não me considero um beatlemaníaco. Talvez eu seja um apreciador um pouco mais exagerado que a média, mas estou longe dos fãs mais sérios (já convivi com alguns deles para saber do que estou falando). Não esperem nenhuma revelação exclusiva nesta série, as informações vieram de fontes bem conhecidas, como a Wikipedia e o livro "The Complete Beatles Recording Sessions".

Neste primeiro post, vou falar sucintamente sobre o começo dos Beatles e os seus membros. Nos post seguintes vou falar sobre os álbuns "oficiais":
  • Please, Please Me
  • With The Beatles
  • A Hard Day's Night
  • Beatles For Sale
  • Help!
  • Rubber Soul
  • Revolver
  • Sargent Pepper's Lonely Hearts Club Band
  • Magical Mystery Tour
  • The Beatles
  • Yellow Submarine
  • Let It Be
  • Abbey Road
  • Past Masters 1 & 2
O Começo dos Beatles

Em 1956, John Lennon (então com 15 anos) começou a tocar violão e fundou um grupo chamado Quarry Men. Em 57 Paul McCartney se juntou ao grupo e em 58 George Harrison. No começo de 1960 os Quarry Mem eram um quarteto composto por John, Paul, George e Stuart Sutcliffe (um grande amigo deles mas que não tinha nenhuma vocação musical) e logo depois mudaram de nome para The Silver Beatles.

Em agosto de 1960 o nome foi mudado uma última vez, para The Beatles, o grupo conseguiu o seu primeiro baterista estável, Pete Best e partiram para sua primeira temporada em Hamburgo, onde tocavam de forma incessante em verdadeiras espeluncas. A prática deu resultados e The Beatles começou a chamar atenção.

Em 1961 The Beatles começou a se apresentar em um pequeno clube de Liverpool, The Cavern. Stu deixou a banda, com Paul assumindo o baixo. E, mais imporante, Brian Epstein passou a ser o empresário do grupo.

No começo de janeiro de 62, fizeram um teste pra a gravadora Decca - e foram rejeitados. No começo de junho fizeram um novo teste, agora para a EMI/Parlophone. No final de julho, o produtor George Martin (que coordenou o teste na EMI), informou para Brian que desejava contratar os Beatles. Em agosto The Beatles passou por sua última mudança de formação. Pete Best foi substituído por Ringo Starr. Em setembro os Beatles foram para o estúdio gravar o seu primeiro compacto. Gerorge Martin queria que eles gravassem uma música chamada "How Do You Do It", mas eles insistiram em uma composição própria - "Love Me Do". Com esta rebeldia se iniciava a recordista carreira de gravação dos Beatles.

Os Membros

É difícil analisar friamente os Beatles. A fama e acontecimentos marcantes fizeram com que fatos e mitos se misturassem. Foram considerados deuses para uns e demônios para outros.

Os Beatles tinham um comportamento um pouco diferente de outros astros de rock-and-roll, não incorporando solos longos ou poses forçadas em suas apresentações. Isto faz com que sejam às vezes menosprezados como instrumentalistas.

De qualquer forma, segue a minha tentativa (em ordem alfabética):
  • George Harrison: chamado às vezes de "the quiet Beatle", George era inicialmente responsável pelos solos de guitarra. Teve sempre presença marcante nos vocais, tanto como líder vocal como nas harmonias e acompanhamentos. Poucas composições suas aparecem nos albums dos Beatles, mas quase todas elas são consideradas clássicos. Nos meados dos anos 60 passou a se interessar pela música e religião indiana, o que influenciou profundamente as suas composições. Seu estilo como guitarrista foi "variado, flexível e às vezes inovador" (nas palavras da Wikipedia). Nunca se preocupou em ter a velocidade ou a postura de um "guitar hero" mas utilizou vários tipos de instrumentos e ganhou reconhecimento de seus colegas pela técnica de slide.
  • John Lennon: se destacou sempre pela sua voz, seu senso de humor e suas composições. A partir do seu namoro com Yoko Ono passou a procurar músicas mais "sérias". Do ponto de vista instrumental, cuidava mais do violão ou guitarra base. Nos primeiros álbuns aparecia com certo destaque tocando gaita. Com alguma frequência tocava piano e órgão.
  • Paul McCartney: também se destacava pela voz e composições. É um notado multi-instrumentalista, sendo responsável por trechos marcantes de baixo, violão, guitarra e piano.
  • Ringo Starr: considerado maldosamente por alguns de "o homem mais sortudo do mundo", Ringo sempre teve o respeito dos colegas bateristas. Avesso a solos e malabarismos, Ringo se destaca pela sua constância e precisão. Mesmo sem uma voz notável, comparece nos vocais de pelo menos uma música em cada álbum. Somente duas músicas dos álbuns são atribuídas a ele. Uma contribuição adicional foram expressões incomuns que acabaram se tornando título de músicas (como "Tomorrow Never Knows").
O Quinto Beatle

A expressão "Quinto Beatle" é usada com frequência, vejamos os suspeitos habituais:
  • Stuart Sutcliffe: estava na banda apenas pela amizade, sua contribuição musical é considerada por alguns negativa.
  • Pete Best: embora tenha sido uma figura importante durante a formação dos Beatles, foi descartado antes da assinatura do primeiro contrato de gravação.
  • Billy Preston: grande amigo dos Beatles, participou da gravação do que viria a ser o álbum Let It Be (longa história, não percam!) e foi o único artista a ganhar reconhecimento na capa de um álbum dos Beatles ("The Beatles With Billy Preston").
  • George Martin: produtor de quase todos os álbums, contribuiu significativamente para o aprendizado dos Beatles e ainda tocou teclado em algumas músicas.
Meu voto? Sir George Martin.

Lennon & McCartney

No começo da carreira dos Beatles, Paul e John fizeram um pacto de atribuir as composições à dupla, independente de ser ou não uma composição conjunta.

A maioria das músicas, principalmente com o passar dos anos, foi composta exclusiva ou primordialmente por apenas um deles. Mesmo assim, a influência do outro sempre foi importante. Paul menciona com frequência as composições e revisões feitas com os dois tocando violão um de frente para o outro, que acabaram confirmando ou alterando trechos.

Existe um engano frequente de considerar que Paul é responsável pelas músicas mais melosas e John pelas mais sérias. Como veremos nos próximos posts, os dois mostraram enorme competência em um largo espectro de músicas.

Nenhum comentário: