segunda-feira, julho 27, 2009

Preparação e Metas para o Google Code Jam 2009

Confirmada a realização do Google Code Jam 2009, é hora de planejar a minha preparação e definir minhas metas. No meu post após o meu insucesso na segunda rodada do ano passado, eu listei os pontos em que julguei me faltar preparação.

No ano passado eu adquiri uma série de livros (baseado em recomendações em forums e nas avaliações na Amazon) para cobrir alguns destes pontos:
  • The Art and Craft Of Problem Solving, de Paul Zeitz: um livro sobre estratégias, técnicas e ferramentas para a solução de problemas. É mais voltado para competições de matemática que de programação.
  • How to Solve It, de G Polya: um texto clássico sobre a solução de problemas. Embora o enfoque seja a matemática, várias resenhas afirmam que o livro pode ser útil para qualquer tipo de problema.
  • Introduction to Algorithms, de Cormem, Leiserson, Rivest e Stein: segunda edição de um livro clássico (conhecido como CLR ou CLRS) . Cobre de bem forma bem completa os algorítimos básicos.
  • Geometry Revised, de Coxeter e Greitzer: um livro que cobre pontos normalmente negligenciados no ensino de matemática do ginásio e colegial.
Infelizmente estes livros foram direto para a estante e ficaram lá até agora. Faltando seis a oito semanas para a rodada de qualificação do Google Code Jam 2009, é impossível ler todos com a devida atenção. Pretendo dar pelo menos uma folheada em todos, dando atenção especial ao primeiro da lista.

Junto com este estudo pretendo tentar fazer alguns dos problemas restantes do ano passado (disponíveis aqui) e de outras competições como Maratonas de Programação dos anos passados (aqui) assim como os disponíveis nos arquivos de problemas listados na Wikipedia. Na medida em que conseguir e o tempo deixar vou postar as soluções aqui, como forma de fixação para mim e como ajuda ou curiosidade para os outros.

Ao final da competição do ano passado, a minha meta para este ano era participar da rodada on-site brasileira. Infelizmente, este ano esta rodada foi abolida. Minhas metas passam a ser chegar à terceira rodada e conseguir não zerar nela. A julgar pelo meu desempenho no ano passado (passei raspando na primeira rodada e zerei na segunda) são metas bastante audaciosas.

Nenhum comentário: