sábado, julho 18, 2009

Outras Opções de Compra de Componentes via Internet

Embora esteja plenamente satisfeito com a Soldafria, ocasionalmente eles não tem algum componente que necessito. Listo abaixo outras duas opções que já usei.

Farnell Newark

É uma empresa bastante tradicional, que no passado vendia por catálogo e vende pela internet há alguns anos. É uma empresa multinacional e o site lista tanto o estoque nacional como o internacional.

Possui uma quantidade muito grande de componentes e não requer compra mínima, mas os preços costumam ser um pouco mais altos que as outras opções. Tenho a impressão que o estoque deles privilegia componentes SMD.

Na minha compra mais recente (em 20/5) eu solicitei dois componentes, ambos com estoque nacional zerado mas um deles com estoque internacional. Após uma boa demora (30/5), eles confirmaram o pedido do que tinha estoque internacional mas informaram não poder fornecer o outro. O prazo para chegar o componente que veio de fora foi de cerca de três semanas, o que é razoável. A embalagem é bem profissional, as compras que fiz até agora vieram sempre em um envelope acolchoado.

O problema é que na mesma época mudaram o site. A mudança foi anunciada por e-mail e o site ficou fora do ar por alguns dias e até recentemente ainda dava alguns erros. Por "estar desenvolvido em uma nova plataforma" é preciso se re-cadastrar; com isto perdi o histórico de compras anteriores. Os clientes que estavam com pedido em curso (como era o meu caso) deixaram de poder acompanhá-los pelo site. Além de tudo, "para tornar a sua compra mais ágil" está temporariamente suspensa a compra por cartão.

Continuo contando com a Farnell para componentes mais incomuns, mas fiquei um pouco decepcionado com os problemas nesta mudança de site.

Cinestec

Esta fica um pouco mais longe que as demais, em Campinas. O site é bom e satisfatoriamente organizado. Tem uma boa variedade e preços bons. Tem uma indicação de nível do estoque, mas a utilidade desta informação é discutível: um determinado transistor tinha nível "alto" porém não aceitou um pedido de 20 peças (custa R$0,20 cada), por tentativa e erro descobri que tinha somente quatro.

Uma das coisas que eu gostei no cadastro é pedir o endereço de cobrança e o endereço de entrega. Quando possível coloco como endereço de cobrança o da minha residência (que é o endereço para os cartões de crédito) e peço a entrega no trabalho (onde eu posso receber pessoalmente). Ao final do cadastro um e-mail de confirmação foi imediatamente enviado.

O processo de compra tem alguns poréns. A Cinestec trabalha somente com pagamento por transferência ou depósito bancário; pelo menos tem várias opções de bancos o que me permitiu fazer a transferência via internet. O valor do frete não é informado na hora, é preciso aguardar eles separarem os itens e calcularem o frete. Acho isto muito ruim.

A coisa complicou um pouco a partir daí. Não recebi nenhum e-mail de confirmação do pedido, apesar dele estar registrado no site. Fiz a compra em 8/7 (4a feira); dia 9/7 foi feriado. Sem notícias, na 3a seguinte (14/7) resolvi ligar para eles. A informação é que o pedido já estava separado e o e-mail já tinha sido enviado. Confirmei o e-mail e pedi para re-enviar; novamente não chegou. Liguei novamente e pedi para enviar para o e-mail do trabalho e finalmente chegou. Fiz a transferência e fiquei aguardando. Imaginem a minha surpresa ao chegar em casa na 5a feira e encontrar o material lá!

O material veio direitinho. Os itens foram acondicionados em saquinhos de papel (anacronismo ou preocupação ecológica?), com indicação do item, quantidade e nome do separador. A nota fiscal tinha também um ar nostálgico: era manuscrita. Para não ficar dúvida: apesar da surpresa, nada contra isto tudo, o importante foi que vieram os componentes certos na quantidade solicitada.

Resumindo, o único problema sério foi a entrega no endereço errado (o mistério dos e-mails sumidos é chato mas não posso atribuir a eles). Por enquanto fica sendo uma opção interessante, mas que não posso recomendar sem restrições. Vamos ver como se comportará em pedidos futuros.

Nenhum comentário: