segunda-feira, abril 13, 2009

Spoke-o-dometer - Parte 1

Já faz alguns anos que inciei o projeto de um velocímetro para bicicleta. O projeto acabou encostado; quando estava começando a retomar o meu filho me passou um link para esta página, que descreve um velocímetro diferente: o Spoke-o-dometer.

Resumidamente, o Spoke-o-dometer é um circuito que vai montado diretamente no aro da bicicleta e apresenta mensagens se valendo da persistência da visão. O circuito é composto por:
  • um sensor para detectar quando ele passa por um certo ponto da bicicleta;
  • LEDs comuns montados em linha, que serão usados para apresentar as mensagens;
  • um microcontrolador que controla tudo.
Para apresentar as mensagens é usado um esquema semelhante ao velho gerador de caracteres de vídeo:

Entretanto, ao invés de usar uma matriz de LEDs, é usada apenas uma linha, que apresenta em rápida sucessão as várias colunas. Com o movimento da roda, as colunas ficam fisicamente uma ao lado da outra; graças à persistência da visão percebemos como se todas as colunas estivessem acessas simultaneamente. A imagem abaixo (retirada do site que mencionei no início) mostra o resultado:


O Spoke-o-dometer me atraiu bastante: é um projeto relativamente simples, gera um resultado atraente e envolve tecnologias que eu acredito conhecer.

Estou fazendo o meu e vou descrever no blog o meu projeto, mas é ainda um trabalho em curso. Não se espantem, portanto, se os posts ficarem espaçados ou se eu tiver que retificar alguma besteira que eu escrevi.

Nenhum comentário: