segunda-feira, janeiro 12, 2009

Fast Dial: A Polêmica Continua

No post anterior eu mencionei os problemas introduzidos com a versão 2.15 do add-on Fast Dial para o Firefox. Nestes últimos dias o desenvolvedor soltou uma enxurrada de versões; neste momento a versão atual no site da Mozilla é a 2.22b que, segundo alguns, resolve todos os problemas.

Isto não acalmou todos os usuários e avaliações negativas continuam sendo postadas. A explicação e o pedido de desculpas do desenvolvedor, embora soem sinceros, possuem um trecho que incomoda muita gente (eu inclusive):
Why did I insert spam links into your bookmarks? This seemed a good idea to me. I spent a year polishing Fast Dial and decided that I should have something in return.
Ou seja, o desenvolvedor colocou propositalmente links não solicitados com o objetivo de ganhar algo. Ele já percebeu que os usuários não gostam disto, mas será que compreendeu que é errado?

Um outro ponto que me incomoda é a grande quantidade de versões liberadas em um espaço curto de tempo. A própria descrição das diferenças entre as versões mostram que bugs estão sendo introduzidos, sinalizando que os testes não estão sendo adequados. Me parece que o mais correto seria uma volta para a última versão estável enquanto uma nova versão é cuidadosamente testada e depurada.

Mas, nestes tempos em que muita gente se orgulha de versões diárias, de betas em produção por mais de um ano e aplicações sem identificação visível de versão, este problema de qualidade me parece ser mais generalizado e profundo.

Nenhum comentário: