terça-feira, janeiro 06, 2009

Add-ons do Firefox: Problemas

Já mencionei no passado o meu gosto pelo Firefox e seus add-ons. Nos últimos meses uma coisa vem me incomodando: a alta frequência de atualizações dos add-ons. Pelo menos uma vez por semana aparece um aviso de uma nova versão disponível. Cada atualização envolve um download (felizmente curto na maioria dos casos), uma reiniciação do Firefox e, às vezes, a apresentação de uma página que deveria informar as novidades da nova versão.

Eu acabei pegando o mau hábito de atualizar cegamente e hoje isto me pegou de jeito. O add-on que eu mais uso (pelo serviço que ele oferece) é o Fast Dial. De forma resumida, ele apresenta uma tela com miniaturas dos sites que você marcar, facilitando a navegação. Imagine a minha surpresa, após atualizar para a versão 2.15 de verificar que:
  • um novo mecanismo de busca foi silenciosamente acrescentado.
  • que este mecanismo de busca foi marcado como padrão.
  • que foram acrescentados três sites no topo da tela, empurrando para fora sites que eu tinha acrescentado.
  • foi acrescentado no topo da tela uma caixa de busca (é claro que com o mecanismo de busca que ele tinha acrescentado), reduzindo o tamanho das miniaturas.
Estess problemas podem ser resolvidos através de uma paciente reconfiguração do Firefox e do Fast Dial, mas o ponto é que estas alterações são feitas sem aviso e consentimento do usuário. Muitos estão considerando o Fast Dial como malware devido a este comportamento.

Existem também relatos de outros problemas, como interferência com outros add-ons, que eu não observei.

A minha conclusão é clara: apesar dos add-ons serem muito úteis, eles acrescentam uma carga não desprezível ao gerenciamento do micro. A partir de agora vou aguardar alguns dias e ler com atenção os comentários antes de instalar um upgrade de add-on.

Um comentário:

Jefferson disse...

Daniel,


um novo mecanismo de busca foi silenciosamente acrescentado.

que este mecanismo de busca foi marcado como padrão


Pelo jeito a ética dos desenvolvedores anda em baixa e isso realmente dá dinheiro. Ontem mesmo eu me surpreendi quando o instalador do Daemon tools fez a mesma coisa.