domingo, dezembro 07, 2008

LightScribe - Parte 2: O Software

Nesta segunda parte vamos ver algumas opções de software para gravação de rótulos através da tecnologia LightScribe.

LightScribe System Software (LSS)

Esta é parte do software que comanda a unidade e fornece uma API para que as aplicações façam a gravação. É, portanto, um software obrigatório.

No caso do meu notebook, este software veio pré-instalado. Já o desktop foi objeto de um downgrade (troca do Vista por XP) e ficou sem ele. Não tem problema, basta baixar do site oficial:

http://www.lightscribe.com/downloadsection/Windows/index.aspx?id=810

(Esta é a versão Windows, tem também para Linux e Mac).

Este software instala o LightScribe Control Panel; por default o software é executado automaticamente na iniciação do Windows (como gravar rótulos é uma atividade pouco frequente, recomendo desligar esta opção).

LightScribe Simple Labeler

Também disponível gratuitamente no site oficial, este programa é, como o nome sugere, muito simples.

O rótulo gerado é bastante simples e com layout inflexível: duas linhas de texto (uma superior e uma inferior) e duas bordas gráficas nas laterais:


A interface é um daqueles assistentes que praticamente insultam a inteligência do operador. A primeira tela pede para colocar o disco virado para baixo na unidade (esta tela pode ser desligada). A segunda tela é onde você informa as duas linhas de texto, o fonte (você não pode escolher o tamanho) a imagem da borda (dentre 8 opções), a unidade de disco LightScribe e a quantidade de cópias. A terceira tela mostra um preview da etiqueta (em branco e preto), permitindo disparar a gravação ou voltar atrás.

LightScribe Template Labeler

Mais um software gratuito disponível no site oficial, este é um software realmente útil, capaz de suprir as necessidades da maioria dos usuários.

A interface também e do tipo assistente (e também tem um primeira tela opcional inútil), mas a montagem da imagem é bem mais flexível: você escolhe um modelo (template) e edita o conteúdo dos itens do template (imagem e textos). Na edição dos textos é possível escolher fonte, tamanho, efeitos (negrito, sublinhado, itálico) e o alinhamento. O programa vem com 15 templates e tem vários outros para download no site oficial.

Outros Programas

Como veremos na terceira parte, a interface de programação do LSS é muito simples. Não é surpresa, portanto, que várias empresas responsáveis por programas populares de gravação de CD e DVD suportem a impressão de rótulos via LightScribe (por exemplo, Nero, Roxio e Sonic).

No caso do meu notebook, vem instalado o CyberLink DVD Suite, que inclui o LabelPrint. A função de gravação de rótulos LightScribe no LabelPrint é ao mesmo tempo simples e flexível. Existem alguns modelos (layouts) prontos e você pode acrescentar campos de texto (tanto retangular como curvo) e figuras.


A não ser que você queira fazer algum muito especial ou algo mais automático, os softwares disponíveis no site oficial serão mais que suficiente. Caso contrário, você pode fazer o seu próprio software - é o que veremos na terceira e última parte.

Nenhum comentário: