sábado, agosto 16, 2008

Jogo do Mês - Virtual Villagers

Já faz muito tempo que os jogos encontrados em lojas são produções milionárias. Os jogos mais modestos se refugiaram na internet. São produzidos pelos chamados Independent Developers (empresas que não estão sob controle de um distribuidor) e a maioria é do tipo Casual Game (jogos mais simples, voltados para jogadores eventuais).

Apesar do orçamento mais limitado, muitos destes jogos tem gráficos e sons muito bem feitos. Os principais 'ganchos' para pegar jogadores são a facilidade de jogar e a capacidade de cativar. Um dos exemplos mais bem sucedidos é o Bejeweled.

Um dos sites que comercializam este tipo de jogos é o Game Tunnel. Os jogos disponíveis podem ser vistos aqui. Embora o título da página seja "Free Games" estes jogos rodam gratuitamente por tempo limitado, após isto é necessario adiquir uma licença (os preços costumam estar na faixa de US$15 a US$45).

Foi aí que encontrei o simpático Virtual Villagers. É uma espécie de 'The Sims Lite' (acho eu, nunca joguei The Sims), onde você controla um bando de pessoas em uma ilha.


Acabei comprando o jogo diretamente do site do desenvolvedor, dava até para ver o preço em reais (o preço é US$19,95, que correspondeu no dia a R$33 e uns quebrados). Para minha surpresa, tem até um artigo a respeito na Wikipedia. O site do desenvolvedor possui dicas e um forum bem movimentado.

O jogo é bastante viciante. O único problema é que o passar do tempo é meio lento (seis meses da ilha correspondem a 1 hora de jogo, se você considerar que você só vai poder colocar uma criança para 'trabalhar' quando ela fizer 14 anos dá para ver que a coisa vai longe). O jogo tem também uma série de problemas a serem resolvidos, e paciência e insistência são fundamentais para isto.

Para facilitar, o jogo "continua mesmo com o micro ligado" (mais precisamente, se você sair do jogo sem pausá-lo, quando você entrar de novo ele processa a simulação de todo o tempo desde que você saiu). Este recurso não é muito útil, pois tem muita coisa que depende da sua interação imediata (principalmente no início do jogo). A primeira vez que eu joguei, deixei correr de um dia para o outro e o resultado foi que todo mundo morreu de fome.

Fica a sugestão de baixar o jogo (não é um download muito grande) e experimentar na hora gratuita. É bem provável que ao final você ache que os trinta e poucos reais são mais que merecidos.

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