segunda-feira, dezembro 04, 2006

Adventure - Parte II

Ao final da primeira parte, o estado-da-arte eram as aventuras ilustradas. Em 1983, a Sierra lançou o que ela chamava de "3-D Animated Adventures".

A tela ao lado mostra o primeiro jogo lançado, o King Quest, em todo o esplendor da CGA com monitor RGB.

Olhando com atenção, é possível ver o nosso personagem, que pode ser movimentado através do teclado. Para realçar o aspecto 3D, o personagem pode passar tanto na frente como atrás de alguns elementos do cenário (como a árvore à esquerda). Os cenários possuiam algumas pequenas animações (como as bandeiras do castelo) .

Os comandos para interagir com o cenário continuavam sendo digitados, porém o parser era mais simples que o usado pela Infocom, a enfase claramente era na parte gráfica.

Estas aventuras tiveram grande sucesso e acabaram criando várias séries, como King Quest, Space Quest e Leisure Suit Larry. Para quem quiser ver como era um jogo da época, existe um jogo da série Space Quest feito por um fã: The Lost Chapter. Os primeiros jogos da série King Quest foram refeitos por fãs, com gráficos e sons atuais: King Quest I, King Quest II e King Quest III.

Como as demais aventuras, estas se baseavam em um interpretador, o AGI. Posteriormente a Sierra criou um aegundo interpretador, o SCI. À medida em que a resolução e o número de cores ia aumentando, a interface foi se afastando da digitação de texto e se limitando ao point-and-click. Nos links acima existem tanto interpretadores como editores de jogos.

Nenhum comentário: