domingo, fevereiro 12, 2006

Crosby, Stills & Nash

Embora não muito conhecido no Brasil, o CS&N foi aclamado como 'supergrupo' desde que surgiu em 68. Com uma mistura de rock e folk, ele se destaca pelas harmonias vocais e pelas canções engajadas. David Crosby é um hippie californiano que começou a ficar famoso no grupo The Byrds. Stephen Stills é o sulista que se juntou a Neil Young no Buffalo Springfield, é um grande guitarrista (embora às vezes exagere na pose). Graham Nash é o ingles que fez parte do Hollies; suas canções, embora simples do ponto de vista instrumental, tem aquela qualidade de tocar fundo nas pessoas.

Tenho 2 DVDs (nacionais) deles. O primeiro é Daylight Again, gravado de um show feito em 1982 (a contracapa diz 83) na esteira do sucesso do disco com o mesmo nome. Um grande show, com uma grande banda de apoio. O único senão é a aparência do Crosby, completamente 'chapado', imóvel com os olhos fixos ou fechados. Estranhamente, isto não afetou a sua voz. Para compensar, Stills está em plena forma e aproveita bem um pequeno arsenal de guitarras. Entre os vários destaques, preste atenção em You Don't have To Cry, foi nesta música que, em 68, pela primeira vez eles experimentaram cantar juntos. Fica claro porque eles decidiram na hora formar um grupo.

O outro DVD é The Acoustic Concert, um show de 1991. Embora eles próprios chamem o show de Acústico, na maior parte Stills está tocando uma guitarra elétrica. Um descrição mais exata é que é show só com eles, sem banda de apoio, só as vozes e guitarras (e um piano em algumas músicas). O resultado é de literalmente arrepiar. Crosby está ótimo, tendo se desintoxicado na marra através de alguns meses na prisão.

Quem quiser ouvir amostras gratuitas do som deles, tem algumas músicas para download no 4WaySite (destaque para Wind On The Water). No Amazon tem um dowload gratuito de uma música mais recente do Nash. Quem quiser saber a história completa do CS&N, tem um exelente biografia de Dave Zimmer.

Nenhum comentário: