segunda-feira, dezembro 05, 2005

TechEd 2005 – 01/dez

Continuando os meus comentários sobre as palestras:

Introdução ao Windows Communication Foundation (Leonardo Bruno Lima)

Uma palestra sobre o Indigo, que se propõe a unificar DCOM, Remoting, Web Services, etc e com isso simplificar o desenvolvimento de aplicações que expõe e consomem serviços. Estourou o tempo alocado.

BizTalk 2006 e Windows Workflow Foundation (Thiago Cruz)

Como a palestra anterior estourou o tempo e era no lado oposto do evento, entrei com o barco já andando e não consegui me sincronizar direito.

Geração Dinâmica de Código e Interface com Usuário (Pedro Lourenço)

Uma idéia diferente: uma aplicação que no meio da execução dispara a recompilação de um dos seus trechos. Atraiu o meu lado geek/hacker, com a exploração das classes de compilação existentes no .Net Framework. O argumento do palestrante é que esta solução tornaria as aplicações mais flexíveis e ágeis. Um exemplo dado é o cliente que liga pedindo uma alteração e o suporte envia um novo trecho do fonte para ser recompilado pela aplicação. Aí o meu lado manager assumiu e comecei a me perguntar como ficariam o controle de versão e o suporte de uma aplicação que pode ser alterada dinamicamente.

A idéia de aplicações expansíveis é bastante antiga. No tempo dos mainframes acho (não sou tão velho assim) que tinha uns tais de “exit points”, chamadas a módulos externos que ficavam em aberto nas aplicações, para o cliente “grudar” processamentos adicionais. Certamente era uma das idéias das DLLs e ActiveX que nos levariam ao paraíso e que muitos dizem ter criado um inferno (DLL Hell).

Migrando Aplicações PHP e MySQL para .Net (Marcelo de Pauli)

Uma exposição de caso: a re-escrita de uma aplicação cheia de problemas para o ambiente .Net. Um esforço louvável do apresentador em não cair nos lugares comuns da briga Microsoft x Software Livre. Grande parte dos problemas da aplicação original tinham origem na análise e em um processo conturbado de desenvolvimento (4 equipes diferentes ao longo de 4 anos). As principais críticas ao PHP (não orientado a objeto) e ao MySQL (falta de controle da integridade relacional) não se aplicam totalmente às versões mais recente, mas é indiscutível a melhor qualidade técnica dos produtos Microsoft. Pontos extra pela distribuição de um CD com a apresentação e material adicional. O tempo foi insuficiente para uma demonstração completa do antes e depois.

Criando uma Camada de Acesso a Dados Genérica (Rogério Carvalho)

Uma coisa que sempre me preocupou foi o fato do Ado.Net usar classes separadas para cada tipo de banco de dados. Nesta palestra foi apresentado como criar uma camada genérica, que se adapta em tempo de execução ao banco utilizado. Palestra muito boa. O demo foi ambicioso demais (principalmente por ter sido codificado ao vivo), mas felizmente em seguida vinha o intervalo e o apresentador soube tratar bem o estouro do tempo (fez o sorteio dos brindes para liberar os poucos afobados e terminou a demo com a sala cheia).

Segurança no Desenvolvimento WEB (Maycol Romelli)

A maior parte do assunto tratado pode ser vista, com calma, nas apresentações do CD de Segurança do MSDN Brasil. No TechEd a apresentação foi totalmente corrida, no meio do caminho eu “perdi o sincronismo” e não achei mais.

Usando o SQL Server 2005 em Dispositivos Móveis (Max Netto)

Um fato agradável é que o SQL Server CE 2005 vem junto com o SQL Server 2005. Existem várias facilidades novas para o desenvolvedor, principalmente na parte de gerenciamento. Existe também um Query Analiser para CE, ótimo para o desenvolvedor, agora é só não deixar cair na mão do usuário.

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma pena não ter sabido antes que vc estaria no TechEd cara! Espero que tenha gostado!

Abraços,

Guilherme Magalhaes