domingo, dezembro 04, 2005

Lançamento Visual Studio 2005, SQL Server 2005 e BizTalk Server 2006

Terça passada (29/nov) foi o evento de lançamento dos produtos acima. Cerca de 3000 pessoas assistiram, o que deixou o local totalmente lotado. O fato de ter sido anunciado que os primeiros 500 receberiam uma cópia dos produtos garantiu uma fila imensa.

Uma conseqüência deste excesso de gente foi a divisão das pessoas em duas salas já nos keynotes. Na sala “técnica” os keynotes foram exibidos em telões, sem a presença física de palestrantes. A julgar pela reação do público, não agradou.

Neste tipo de evento costuma me bater uma forte sensação de deja-vu, o que acaba gastando a minha paciência. As apresentações são sempre recheadas de chavões elogiosos. A nova versão sempre traz avanços imensos em usabilidade, confiabilidade e desempenho. Colocando de outra forma, a versão que no lançamento anterior era perfeita é vista agora como cheia de falhas que a nova versão corrige...

O Visual Studio 2005 é a primeira revisão para valer do Visual Studio .Net (a versão 2003 é, para mim, apenas correções de bugs e inclusão das features que não ficaram prontas a tempo para o lançamento original). Junto com o VS 2005 está saindo o .Net Framework 2.0 (e o .Net Compact Framework). Aparentemente a plataforma e a ferramenta vão avançar sempre juntas. O ambiente de desenvolvimento está melhor do que nunca, principalmente para as famosas demos de criar uma "aplicação" praticamente sem escrever código.

Com o SQL Server 2005 a Microsoft parece estar partindo para a ofensiva final sobre o mercado de banco de dados. No Ado.Net a Microsoft começou a empurrar com mais força os desenvolvedores para o SQL Server, ao substituir as classes genéricas de acesso a banco de dados da Ado originial por classes específicas. Agora existe integração quase total entre o VS e o SQL Server. O SQL Server teve aperfeiçoamentos em escalabilidade e resistência a falhas visando as grandes aplicações críticas. No outro extremo, a versão Express é grátis (free as in freee beer) para não deixar espaço para o sotware livre (free as in free speech).

O BisTalk 2006 é a figurinha estranha do lançamento. Primeiro porque foi anunciado, não lançado. Segundo porque é um produto pouco conhecido e pouco usado. De uma forma extremamente simplificada, o BizTalk é um ambiente que permite de forma simples (visual, clicando e arrastando) criar procedimentos automáticos de integração de sistemas. Ao receber uma informação de um sistema (via arquivo, email, banco de dados, etc) o BizTalk a repassa para outros sistemas convertendo o formato e fazendo pequenos processamentos. Aparentemente a maioria das empresas acha que é melhor e/ou mais barato escrever uma aplicação específica para isto.

Nenhum comentário: