quinta-feira, setembro 03, 2009

Engrossando as Estatísticas

Com o fim das férias prolongadas pela gripe suína, o trânsito em São Paulo voltou com tudo. Como consequência, acabei sendo forçado a mudar os meus trajetos habituais. Em particular, comecei a passar na volta do trabalho por uma rua com fama de perigosa. Não estou falando de uma rua pequena, mal iluminada, com pouco tráfego. É uma rua larga, mão única, com cinco pistas com um imenso Carrefour. O perigo vem justamente do excesso de carros.

Nas primeiras vezes que passei por ela, o transito estava pesado, mas fluindo. Segunda feira, perto das 19:00 ainda com luz ambiente, o transito estava completamente parado. Vidro fechado, atento... mas não adiantou nada. De repente três indivíduos se aproximaram do carro, anunciaram assalto e acabaram levando meu celular e a minha pasta. O prejuízo monetário não foi elevado, mas se foram documentos, contas, anotações, pen drives, etc. Há certo tempo eu ando preocupado com a quantidade de coisas que carregava na pasta, mas pouco tinha feito para reduzí-la.

Mais tarde, fui fazer o "B.O." na delegacia que fica na avenida paralela. Atendimento cortês, razoavelmente rápido (contando que tem que aguardar uma impressão em quatro vias em "near letter quality" em impressora matricia). Mas fica aquele ar de resignação de todos, de coisa inevitável que acontece toda hora e vai continuar acontecendo, um tracinho a mais na contabilidade das estatísticas.

Em contra partida, o Poupatempo de Osasco mostra como o serviço público pode ser excelente. Só não foi perfeito, pois não faz parte do treinamento o caso de brasileiros natos nascidos no exterior e isto complicou um pouco os atendentes. Mesmo assim, uma carteira de identidade solicitada no final da terça pode ser retirada hoje (quinta) cedo. A carteira de motorista, solicitada no fim a manhã de hoje, deve ter ficada pronta hoje mesmo no final do dia (só vou pegar amanhã).

3 comentários:

Wanderley Caloni disse...

Só por curiosidade: você já havia sido assaltado antes?

Talvez uma dica para futuros "engrossadores de estatística" fosse uma boa ideia. Como reagir diante desses "profissionais" (não aqueles chapados amadores que costumam fazer besteira, e daí não tem jeito mesmo)?

[]s

Daniel Quadros disse...

Caloni,

Foi a minha primeira vez.

As dicas são aquelas que todo mundo sabe (mas poucos seguem). O mais importante, e mais difícil, é se permanecer calmo. Se eu tivesse conseguido entregar rapidamente o dinheiro eu provavelmente teria ficado com o resto. Como a minha carteira estava na pasta e eu me atrapalhei para achá-la, acabaram levando a pasta inteira.

Algumas dicas básicas: ter a carteira à mão, contendo somente o dinheiro (a famosa "carteira para o bandido"), colocar a pasta com o resto das coisas no porta malas, manter na pasta só o que precisar no dia, fazer backup diário e manter criptografado os pen-drives.

Anônimo disse...

Oi Daniel

Bem vindo ao clube. É uma situação chata pra caramba. Eu sei, e foi a última gota que nos fez mudar para o Canadá. A gente fica por um bom tempo, nem sei se a palavra certa é, traumatizado com esses troços. Lamento mas por outro lado vc está bem e isso é que importa.

Manel