A maratona continua, e no final de 64 é lançado o quarto álbum, gravado entre excursões pelo mundo à fora. Nada mais apropriado que as feições cansadas da foto da capa e o título "Beatles à venda".
Os Beatles retornam ao esquema de mesclar canções próprias (todas assinadas Lenon/McCartney) com convers extraídos do repertório dos shows. As novas canções foram compostas nos intervalos das excursões; tipicamente um dos dois tinha a ideia inicial e a apresentava para o outro que ajudava a completá-la.
A sofisticação das composições e gravações continua, com os Beatles estando mais presentes nas sessões de edição e mixagem. As músicas de Lenon acentuam o caráter mais auto-biográfico e sombrio.
Como em "A Hard Day's Night", apesar das gravações terem sido feitas em quatro canais o CD foi lançado com a mixagem mono.
Olhando faixa por faixa:
No Reply
Composta principalmente por John, registra uma tristeza e ressentimento que comparece também em outras faixas. John pretendia fazer sozinho todos os vocais, mas sua voz estava muito gasta e Paul acabou tendo que assumir uma parte das harmonias.
I'm a Loser
Uma das primeiras músicas de John inspiradas por Bob Dylan, revela uma certa angústia que manifestaria como um pedido de ajuda no álbum seguinte (em Help!). O vocal principal é de John.
Baby's in Black
Um música bem diferente do que John e Paul tinham feito até então. A começar pelo ritmo, que é de valsa. O tema é a tristeza de uma moça que está de luto (provavelmente Astrid Kirchher, uma amiga dos tempos de Hamburgo que estava noiva de Stuart Sutcliffe). A composição e os vocais são divididos por John e Paul.
Rock and Roll Music
Mais um cover de Chuck Berry, desta vez com vocais de John. O piano é de George Martin.
I'll Follow the Sun
Uma balada melancólica composta e cantada por Paul.
Mr. Moonlight
Cover de John para uma música pouco conhecida. Considerada por muitos o ponto baixo do disco.
Kansas City/Hey, Hey, Hey, Hey
Paul fazendo cover de Little Richard (o que ele fez muito melhor em "Long Tall Sally").
Eight Days a Week
Composta conjuntamente por Paul e John, é um dos primeiros exemplos de experimentação no estúdio - forma sete horas de tentativas (divididas em duas sessões) até encontrar o arranjo definitivo.
Para quem quiser um cover divertido, encontrado pelo aTunes:
http://www.youtube.com/watch?v=faPDkgMugEM
Uma outra curiosidade é o cartoon:
http://www.youtube.com/watch?v=QrjLvEKrnnM
Words of Love
Cover de Buddy Holly, com vocais de John e Paul. Os Beatles tentaram manter os vocais e a instrumentação o mais parecido possível com a versão de Holly.
Honey Don't
Cover do clássico de rockability de Carl Perkins, com vocal de Ringo.
Every Little Thing
Uma bela música de Paul com vocal de John (quebrando a "regra" do compositor assumir os vocais). O Yes gravou uma versão bastante estendida no seu primeiro álbum; o vídeo abaixo dá uma ideia do que eles fizeram:
http://www.youtube.com/watch?v=PyyyIu2d9RY
I Don't Want to Spoil the Party
Outra composição de John expressando deslocamento e dor interna.
What You're Doing
Uma composição bastante marcante de Paul, expressando solidão e dúvidas sobre um relacionamento (o que não é comum na obra dele e pode ser devido à detorarão de seu relacionamento com Jane Asher).
Everybody's Trying to Be My Baby
Fechando o álbum, um segundo cover de Carl Perkins, desta vez com vocais de George.
Nenhum comentário:
Postar um comentário