sábado, setembro 12, 2009

Projetos com Sucesso - IV

Fechando esta série de posts, algumas considerações sobre atitudes do projetista que acredito colaborarem para um projeto ter sucesso. Esta lista vem principalmente em resposta a situações que me incomodam tanto ao gerenciar outras pessoas como ao analisar o meu próprio comportamento.

Preocupe-se com o Sucesso do Projeto

Um projeto bem sucedido provavelmente terá boas consequências. Pode ser um reconhecimento vindo de outros, um aumento na auto-estima ou a simples sensação agradável de ter feito algo que deu certo.

Já um projeto mal sucedido, mesmo que não seja por sua causa, provavelmente o prejudicará.

Dentro das suas possibilidade, lute para que o projeto tenha sucesso.

Não Seja Ingênuo

Este é um conselho duro de dar, pois a ingenuidade é uma coisa muito pura e bonita. Mas ela traz problemas sérios nos projetos. Não assuma que todos os envolvidos estão interessados no sucesso do projeto. Valide o que se fala com o que é feito. Documente decisões, reuniões e visitas.

Você precisa ter cuidado redobrado nos contatos com clientes. Já vi pequenos deslizes serem silenciosamente registrados por pessoas sorridentes que posteriormente os usam para atacar o profissional sem nenhuma piedade.

Se algo der errado, o ingênuo é a pessoa perfeita para ser o "bode expiatório", pois estará totalmente desprotegida.

Tome Cuidado com Preconceitos

Não estou falando especificamente de preconceitos de raça ou religião (que infelizmente ainda ocorrem) mas de qualquer tipo de julgamento precipitado com base em aspectos irrelevantes. Aparência e modo de falar são duas fontes muito comuns disso. Na nossa área somam-se a escolha de linguagens, ambientes e ferramentas.

Lembre-se que isto vale para os dois lados e tanto para indivíduos como empresas. Não pré-julgue os outros.

Tenha Senso de Urgência

Somos todos forçados a enfrentar no dia a dia uma série de "falsas urgências", tipicamente aquelas em que alguém "senta em cima" de uma decisão por semanas ou meses e depois quer os resultados "para ontem". Uma consequência nefasta disto é o sentimento contrário, o de que prazo é irrelevante, tanto faz concluir um projeto hoje, amanhã ou na semana que vem (afinal o salário é o mesmo...).

Embora na maioria dos casos um prazo não seja questão de vida ou morte, com frequência temos prazos importantes sejam por eventos externos (fora do controle de todos), por considerações econômicas ou mesmo por motivos psicológicos. Um pequeno exemplo é que terminar algo sexta feira à tarde significa concluir dentro da semana; terminar na manhã da segunda seguinte significa deixar escorregar para a próxima semana.

Além da sensibilidade a estes prazos importantes, o desenvolvedor deve estar sempre visando o término do projeto. É mais ou menos com o "instinto assassino" de um centro-avante: o que todo mundo quer é que ele conclua a jogada e faça o gol, não que fique correndo e driblando sem produzir resultado.

Mantenha a Concentração

Depois da incompetência, a fonte mais comum dos erros é a distração. Leia com atenção as especificações. Pense antes de codificar. Releia o que você codificou.

Os erros por distração, quando ocorrem com frequência, irritam quem está companhando o andamento do projeto, que acaba concluindo que está diante de incompetência.

Tenha cuidado especial em conjugar Concentração com o Senso de Urgência; a tendência das pessoas é em se fixar em somente uma delas e sacrificar a outra.

Não Tenha Medo de Pedir Ajuda

Um clássico no The Daily WTF é a história de Paula Bean, a programadora que em vários meses produziu apenas meia dúzia de linhas de código (e com um erro de ortografia na mensagem). Durante todo o tempo ela informava aos supervisores e colegas que o projeto estava andando bem.

Já observei cousa semelhante (em menor escala): ao enfrentar uma tarefa para qual não está preparada a pessoa fica insistindo sem resultados enquanto finge estar avançando. Se você perceber que está "empacado" busque orientação. Você vai aprender mais rápido, o projeto vai avançar e todos ficarão mais felizes.

Mantenha Controle do Estado do Projeto

Independente de um cronograma formal, o projetista deve ter sempre claro o que já foi feito e o que falta fazer. É extremamente irritante alguém dizer que o projeto "está pronto" e quando se pergunta sobre alguma parte específica receber respostas como "esta parte ainda não" ou "esqueci disto".

Junto com esta lista de pendências você deve ter as suas estimativas de prazo, mesmo que seja para o seu próprio controle. Uma meta ajuda a focar o esforço. Ao final do projeto compare as suas estimativas com o real; onde tiver errado feio procure descobrir o motivo e se algo deve ser feito diferente em um projeto futuro.


Espero que estas considerações ajudem vocês a terem mais projetos com sucesso. Lembre-se que são apenas a minha opinião e que nem de longe as considero condições necessárias ou suficientes para o sucesso.

Nenhum comentário: