sábado, setembro 26, 2009

Livro de Setembro: The Dangerous Transmission


A última vez que comentei sobre os Hard Boys, eu tinha acabado de ler uma versão facsimile de 1929. O livro ao lado representa a outra ponta da série, tendo sido publicado em 2004.

No post anterior eu mencionei a série "clássica" de 57 volumes, publicada de 1927 a 1979. Em 1979 uma batalha judicial levou os Hardy Boys para uma outra editora, surgindo os "Hard Boys Digests", publicados de 1979 a 2005, do qual o volume ao lado faz parte.

Outras séries foram publicadas em paralelo, notadamente "Hardy Boys Casefiles" que mudou radicalmente o enfoque e a personalidade dos Hardy Boys, mas isto fica para outra ocasião.

Em "The Dangerous Transmission" o ambiente da história está devidamente modernizado, mas a personalidade de Joe e Frank Hardy está intacta.

A história se passa em Londres, onde os Hardys estão de férias, o que justifica a ausência dos demais personagens de costume. Percebe-se um esforço em dar uma cor local, ambientando parte da ação na Torre de Londres e colocando diversas referências a coisas tipicamente inglesas (como fish & chips).

Tudo gira em torno do roubo do "Molar Mike", um micro transmissor capaz de ser colocado dentro de um dente. Os livros dos Hardy Boys não se destacam por grandes mistérios ou deduções brilhantes, mas a trama se sustenta bem. A indicação da contra capa é para idades de 8 a 12 anos, será que já estou entrando na segunda infãncia?

Em resumo, é um livro bastante agradável de ler, mas não deixa nenhuma grande marca no leitor. Eu recomendo para quem é fã dos Hardy Boys ou para quem procura uma leitura leve.

Nenhum comentário: