segunda-feira, setembro 14, 2009

Adeus ao Google Code Jam 2009

Não é de hoje que eu me meto a tentar fazer coisas demais ao mesmo tempo e acabo fazendo nada ou muito pouco. Apesar dos post que eu coloquei por aqui, a verdade é que me preparei muito mal e estive sempre desfocado nas provas.

Para a primeira rodada, o regulamento estipulava três tentativas (sexta, sábado e domingo), com cada concorrente podendo participar de duas. Minha inscrição era para sábado e domingo, já prevendo que estaria cansado na sexta à noite.

Na sexta recebi e-mail avisando que estava liberada a participação nas três tentativas. Acompanhei desde o começo a prova de sexta à noite, mas não consegui enxergar como atacar nenhum dos três problemas.

No sábado eu estava com uma pequena reforma no jardim andando, o que certamente não ajudou. Por falta de planejamento, não almocei antes (a prova começou às 13:00) e portanto tive o incômodo da fome. Consegui resolver o primeiro problema (o mais fácil) mas demorei um tempo grande (1:45) devido a besteirinhas. Com 45 minutos sobrando, ataquei o terceiro problema e não concluí a tempo. Por alguns instantes tive a ilusão de ter perdido por falta de cinco minutos, mas assim que a prova foi liberada para treino descobri que a minha solução estava incorreta (por não ter lido direito o enunciado).

Sobrou a última tentativa no domingo - e eu confundi o horário! Ao iniciar a prova já tinha perdido uns 45 minutos. Novamente ataquei primeiro o primeiro problema (o mais fácil), desta vez consegui resolver mais rápido (1:15), mas falhei na primeira tentativa por não tratar corretamente um caso de contorno. Comecei a atacar o terceiro problema com meia hora restando, mas abandonei quando faltavam 5 minutos.

O mais interessante é que com a desclassificação veio uma sensação de alívio, por ter uma coisa a menos a tocar.

Pretendo ainda comentar no blog algumas das questões desta rodada. No próximo ano só vou participar se tiver conseguido me preparar de verdade.

Um comentário:

Unknown disse...

Uma derrota na verdade é a primeira fase de um recomeço :P