Neste segunda parte, vamos ligar o display a uma Raspberry Pi Pico e colocar para funcionar.
Neste ponto os meus objetivos são:
- Fazer a conexão do display à Pi Pico
- Configurar o controlador do display
- Escrever caracteres 8x8 no display
O primeiro passo é simples e está resumido na figura acima:
- Os sinais SCK e SI do display precisam ser ligados ao SCK e TX de uma das SPIs do Pico. Existem várias opções, escolhi as que facilitavam as ligações.
- Os sinais CS, RS e RS do display precisam ser ligados a saídas digitais do Pico. Usei os pinos próximos aos da SPI.
- A alimentação do display (VDD) é feita pela saída de 3,3V do display; GND do display liga ao GND do Pico.
- Para acender o LED de backlight do display eu liguei o Catodo (K) a GND e o Anodo (A) aos 3,3V através de um resistor de 220R. O valor deste resistor, cuja finalidade é limitar a corrente que passa pelo, foi escolhido ao acaso; o resultado ficou muito bom.
Os passos seguintes são realizados pelo software, optei por usar a IDE Arduino com o suporte ao Pico criado por Earle F. Phillhoower III.
O segundo passo, como dito na Parte 1, consiste em enviar uma série de comandos com as temporizações corretas entre eles. Aqui eu peguei a sequência de um driver já existente. Para enviar os comandos é preciso antes configurar a interface SPI corretamente.
A lógica para escrever caracteres 8x8 no display é simples e aproveitei o que já tinha feito para um display OLED, mudando a forma de programar o endereço inicial das escritas. O maior trabalho foi inverter o gerador de caracteres, pois o "eixo Y" tem sentido contrário nos dois displays.
O resultado está no meu github: https://github.com/dquadros/LCD12864
O próximo passo vai ser experimentar acessa a memória com os fontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário