É sempre complicado ler um livro sobre um assunto que a gente conhece. O rendimento é baixo, é preciso ler muito aprender poucas coisas novas. E existe o problema de ter algum trecho com algo que você não concorde totalmente.
"Making Embedded Systems", de Elecia White, se propõe a ser um guia de boas práticas para o desenvolvimento de software de Sistemas Embarcados, sendo voltado para programadores intermediários ou experientes (mas não necessariamente em sistemas embarcados).
O livro cobre bastante terreno, mas não se aprofunda muito. É agnóstico no que diz respeito a hardware, citando microcontroladores específicos somente nos exemplos. No que diz respeito às duas dificuldades que eu mencionei no início, não acho que tenha aprendido muito de novo e talvez um ou dois trechos tenham me incomodado (mas não a ponto de lembrar quais foram!). Um livro bom, mas não marcante.
A questão é quem se beneficiará lendo este livro. Programadores com boa experiência em sistemas embarcados não encontrarão nada de novo. Programadores novatos (ou sem experiência na área) podem ter dificuldade em entender alguns conceitos de software ou hardware (se bem que o livro é bem leve na eletrônica).
Veredito: Recomendado para quem já "molhou o pé" em sistemas embarcados mas precisa de ajuda para "mergulhar de cabeça" na área.
2 comentários:
Bom dia DQ! Tudo bem? Curti a resenha, qual indicação daria para aula de sistemas embarcados para Ciência da Computação?
Bom dia! Boa pergunta... até hoje li poucos livros desta área.
Postar um comentário