domingo, julho 31, 2022

Crítica: Mickey Mouse vol 12 - The Mysterious Dr "X"

Após um ano de enrolação, chegou a hora do último volume das tiras diárias do Mickey. Após a última história deste volume, por exigência da distribuidora das tiras, foi adotado o formato de uma piada por dia e a Fantagraphics não pretende republicá-las.


A arte de Floyd Gottfredson está boa como nunca, mas os roteiros pirados de  Bill Wash parecem zanzar sem direção, com mudanças bruscas de um dia para o outro.

The Magic Shoe

Tudo começa com Mickey indo para a Irlanda curar um soluço. De repente está às voltas com o rei dos duendes, que possui um sapato mágico. A contragosto (algo que se repete na maioria das histórias deste volume), Mickey se envolve na restituição do verdadeiro rei. A história se arrasta ainda um pouco depois do que parecia ser o final, com o rei deposto acompanhando Mickey no seu retorno.

O pato é o maquinista do trem onde Mickey viajava!

Mickey Takes Umbrage

Mais um história da linha "Mickey arruma um animal esquisito". No caso o gorila super inteligente Umbrage. Após peripécias meio aleatórias, toda a finesa do gorila vai ao chão quando ele se apaixona.


A Fatal Occupation

Mais uma história com cheiro de reciclagem. Um personagem amalucado leva Mickey para o interior da Terra para resolver (a contragosto...) uma guerra contra inimigos invisíveis.


The Kid Gang

Um jovem delinquente se disfarça de bebe para roubar o Mickey. O Mickey descobre, acaba sentindo dó do garoto e passa a cuidar dele. Aí o garoto retorna (a contragosto!) para a quadrilha e Mickey e seu sobrinho precisam salvá-lo. Uma história até interessante, mas onde Mickey e coadjuvante na maior parte.


Uncle Gudger

Mais um parente amalucado, que vem para morar "por alguns anos" e traz um bando de estranhos animais e um índio. Mas no final Gudger se mostra uma boa pessoa.


Dr X

Uma história que começa com Mickey procurando uns parentes amalucados do Pateta. De repente o Pateta não é mais o Pateta, mas o gênio Dr X. Entre um tropeço e outro a história acaba sem dizer bem para que veio.


Pluto's Punctured Romance

Mickey encontra uma cachorrinha abandonada e Pluto se apaixona por ela. Mas a cachorra não é exatamente boazinha... Uma história curta com jeito de enrolação.

De um modo geral as tirinhas deste volume não são muito amigáveis com as mulheres

Lil'l Dave

Um final constrangedor para as tiras. Mickey cede espaço para uma versão infantil do Davy Crockett, uma espécie de propaganda da série de TV.  Até o Grilo Falante aparece fantasiado de pioneiro.

As duas últimas tiras com continuidade


Veredito: Para colecionadores comprarem como agradecimento pelos primeiros volumes da coleção.

Um comentário:

Xracer disse...

Obrigado pela avaliação , Daniel ! Muito interessante !