domingo, abril 10, 2022

Resenha: Fluent Python

A dedicatória no início do livro avisa que demorei mais de seis anos para ler este livro. "Fluent Python" foi escrito por um companheiro do Garoa Hacker Clube e, de certa forma, acompanhei o seu longo parto.

Eu não sou um entusiasma de Python. O Raspberry Pi e o Raspberry Pi Pico (com o Micro Python) foram as minhas principais plataformas de experimentação. Já li vários livros sobre Python (as críticas estão aqui no blog). Mas eu sempre considerei que a minha programação em Python não é "pitônica", eu programo em Python adaptando os meus conhecimentos de outras linguagens.

É aí que entra "Fluent Python", um livro que mostra como programar como os "nativos" (ou pitônistas).


Um dos fatores que fez eu demorar a começar a ler esse livro foi o seu tamanho. São mais de 700 páginas, um livro bastante grosso no formato físico. Aliás, eu comprei primeiro em formato eletrônico, no "early access" (acesso ao livro enquanto ele ainda está sendo escrito). Quando o livro foi finalizado eu comprei a versão impressa, para ter uma cópia autografada pelo autor. Ao contrário da minha tendência nos últimos anos, eu acabei fazendo a maior parte da leitura no formato físico (talvez por ficar mais fácil de ler código. O meu medo quanto ao tamanho foi infundado. A leitura é extremamente agradável e páginas e capítulos passam rapidamente.

O livro foi escrito em inglês, mas a tradução para português está disponível. No mês passado (março de 2022) saiu a segunda edição, a que li foi a primeira. Como Python é uma linguagem bastante dinâmica (trocadilho proposital), deve ter muita coisa nova na segunda edição (já está na fila de leitura).

Um ponto mais importante é que eu finalmente me senti "pronto" para ler este livro. Não é um livro para iniciantes, você precisa ter experiência com Python e programação. Você vai mergulhar direto em código "pitônico" no primeiro capítulo.

O livro cobre uma gama bem variada de assuntos. Não é uma coleção de dicas ou receitas, mas descrições bem detalhadas de vários aspectos da linguagem e, talvez mais importante, as motivações para estes aspectos. Os exemplos (além de ilustrarem o assunto corrente) são joias de simplicidade, clareza e flexibilidade.

Ao final de quase todos os capítulos temos o "soapbox", quando o Ramalho sobe no caixote e prega o seu amor e conhecimento sobre Python de uma forma mais opinativa. Não vou dizer que concordo com tudo, mas mesmo as opiniões que eu discordo são pontos de vista relevantes.

Veredito: Essencial se você quer programar a sério em Python.

Nenhum comentário: