sábado, janeiro 01, 2022

Resoluções de Ano Novo - Edição 2022

No final das contas, 2021 foi um ano bastante agitado. Mantendo a tradição, é hora de rever as resoluções do ano passado e fazer novas.

Resoluções do ano passado

  • Dobrar a meta dos passeios:  dois passeios com a cachorra por semana, salvo se voltar ao trabalho presencial todos os dias. O trabalho presencial não voltou, mas o ritmo dos passeios oscilou muito. Nas melhores fases consegui ficar pouco mais de uma semana com passeio em dias alternados. PARCIAL
  • Manter o ritmo de leitura: repetir a meta de 36 livros, mas priorizar a leitura dos livros físicos e se desapegar dos que não interessa manter para referência. No meio do caminho baixei a meta para 32, terminei lendo 34. Em parte porque alguns livros físicos eram longos e pesados (no sentido físico da palavra). Admito que o ritmo da leitura foi bem mais intenso ao ler e-books de ficção. Uma coisa que eu gostei foi que consegui ter bastante variedade nas leituras. A pandemia dificultou passar adiante os livros físicos já lidos. CUMPRIDA
  • Retomar os cursos on-lineFALHOU
  • Fazer pelo menos uma placa de circuito impressoFALHOU
  • Insistir no projetos: concluir pelo menos 2 dos que estão no meio do caminho e fazer dois novos. Uma boa questão é o que considerar um "projeto". Olhando a GLIP percebo que alguma hora eu consegui colocar para funcionar dois projetos para o TK82C que estavam parcialmente montados (expansão de memória e adaptador de vídeo composto). De projeto novo teve o Timer com Raspberry Pi Pico, mas foi um "re-hash" de um projeto que já fiz várias vezes. Mas me orgulho de algumas montagens temporárias feitas com o Franzininho e para os artigos no Maker Hero. PARCIAL

Pandemia, Trabalho e a Vida em Geral em 2021

No post do ano passado, falando na pandemia, eu disse que "2021 será um ano de testar a paciência" e que  o progresso em direção [à lux no fim do túnel] será lento". Que foi um teste de paciência não há dúvida. A boa surpresa foi que (apesar de incompetência, má vontade e até sabotagem) a vacinação atingiu boa cobertura no Brasil. De mais preocupante, as variantes e os picos de infecção que causaram no exterior (obrigando a retomada de medidas restritivas). Eu espero que numa boa parte do ano que vem possamos viver algo parecido com o "antigo normal".

No lado do trabalho, a quantidade caiu (e fico com a sensação de não ter aproveitado bem o tempo disponível resultante).

Na família, as boas notícias foram o primeiro neto, uma visita à filha e filho no exterior e a vinda da filha e do neto para o Natal. Por outro lado, a necessidade da minha esposa cuidar da mãe continua e os meus pais necessitam cada vez mais de acompanhamento.

A nota realmente ruim foram dois falecimentos (nenhum relativo a Covid). Primeiro foi a secretária da empresa e depois a amiga Cecília Tanaka.

Resoluções para 2022

Vamos lá arriscar uma nova lista:

  • Desapego: a casa está cheia e a tendência é ir para um lugar menor. Hora de passar adiante (ou descartar) algumas coisas.
  • Estabilizar o ritmo dos passeios: dois a três passeios com a cachorra por semana, toda semana.
  • Manter o ritmo de leitura: repetir a meta de 32 livros, pelo menos uma dúzia deles físicos.
  • Publicar pelo menos um livro: já tenho o texto de um livro quase pronto e ideias para mais três!
  • Fazer pelo menos uma placa de circuito impresso: ideias não faltam, é questão de arregaçar as mangas e trabalhar.
  • Retomar eventos no Garoa: a pandemia deixando, fazer pelo menos uma atividade por mês
  • Atualizar a GLIP: registrar as novas ideias e tirar o que já foi feito e o que perdi o interesse
  • Mais projetos: será que consigo fazer três projetos significativos?


Nenhum comentário: