segunda-feira, março 15, 2021

Um ano de "quarentena"!

 Foi no dia 15 de março de 2020 (um domingo) que eu mandei um email falando que pretendia "reduzir as presenças na empresa" e trabalhar mais em casa. No dia 16 eu dei uma passada rápida para pegar algumas coisas. A secretária perguntou se eu achava que a situação ia durar muito, eu ingenuamente pensava que poderia chegar a alguns meses mas tudo estaria melhor no segundo semestre... Uma semana depois todos os funcionários passaram a trabalhar de casa.

Era quando algumas pessoas começaram a estocar papel higiênico. O meme na época era o viajante do futuro que dizia "o primeiro ano de quarentena é o pior" (ha, ha, ha).

De lá para cá as visitas à empresa foram bem raras, assim como sair de casa de um modo geral. Criei novos hábitos, mas não novas rotinas. O tempo parece passar de forma diferente. O meu sono mudou, passei a dormir mais tarde. A cachorra se acostumou bem a minha maior presença em casa e adotou o hábito de me acordar cedo latindo na janela. O saldo de horas de sono é compensado, ocasionalmente, com um cochilo depois do almoço.

O tempo dedicado ao trabalho "formal" reduziu, o ritmo de leitura oscilou, assim como o andamento de estudos e brincadeiras. Sigo mantendo um ritmo bom no blog e no canal do YouTube.

Com as vacinas enxergamos um luz no fim do túnel. Mas percebemos que o túnel é longo, a expectativa mundial é termos a maior parte das pessoas vacinadas até o final do ano. Existem as incertezas quanto às novas variantes e a duração da imunidade conferida pelas vacinas.

É provável que no começo de 2022 a pandemia já tenha sido declarada encerrada (lembrando que uma pandemia é quando uma doença infecciosa grave se espalha de forma contínua por uma grande região geográfica). É difícil prever como será a vida pós-pandemia. Alguns hábitos adquiridos neste período de quarentena continuarão. O trabalho remoto será muito mais frequente do que antes do Covid.  Muitas pessoas irão querer fazer aquelas coisas que não faziam com frequência mas passaram a sentir falta quando não podiam mais fazer (cinemas, restaurantes, festas, viagens).

Enfim, vamos em frente.

2 comentários:

LoCo On Line disse...

Estamos juntos

Olicheski disse...

Tirando cinema,viagens, festas... etc... pra mim nada mudou exceto a máscara, que por mais que tomarmos vacina, vamos continuar com ela por um bom tempo.