domingo, março 21, 2021

Crítica: Star Wars - The Clone Wars (série animada de 2008 a 2020)

Uma das (não muitas) coisas de meu interesse no Disney+ é esta série, que eu não acompanhei na época de lançamento (nem nos anos seguintes). Apesar do Disney+ não ser muito orientado a maratonas, assisti nos últimos meses a todos os episódios.


Alerta: Se você for uma das raras pessoas que não assistiram a "pré-trilogia" (episódios I a III), pare aqui mesmo pois vai ter spoilers!).

As "guerras clônicas" são uma ideia de George Lucas que é citada na trilogia original (o pai de Luke foi um grande piloto e Ben Kenobi foi um general nesta guerra). Mesmo na pré-trilogia as guerras não aparecem muito, elas iniciam no final do episódio II e acabam no começo do episódio III. Este série procura cobrir justamente este período (o final da última temporada se passa ao mesmo tempo que o episódio III).

A série começa com o filme animado "Clone Wars", que introduz alguns personagens, mas não chegou a me empolgar. Os primeiros episódios da série são auto-contidos, mas logo ela passa para um formato de arcos se estendendo por vários episódios.

Do ponto de vista de imagem, a qualidade é boa (e melhora com o passar dos anos). Os personagens que foram retratados nos filmes se parecem com os atores, a animação é bem fluída e os efeitos impecáveis. Mas o mais importante aqui são os roteiros.

Se alongando por sete temporadas, as primeiras com duas dezenas de episódios e as últimas com uma dúzia (cada um com 20 a 30 minutos), sobra tempo para aprofundar personagens e abordar questões importantes. O fato de sabermos o destino final dos personagens presentes nos filmes não tira a atenção do espectador. O clima geral é pesado (estamos em uma guerra!), os episódios mais leves acabam destoando.

Entre as questões importantes, eu destaco a hipocrisia dos Jedis participando de uma guerra, a natureza dos clones (criados para serem bucha de canhão) e o impacto da guerra nas pessoas comuns. Estes pontos permeiam todos os episódios, muitas vezes de forma explicita.

Alguns personagens novos são introduzidos, notadamente Asoka, que apareceu em The Mandalorian e agora vai ganhar uma série própria (o diretor da série é Dave Feloni, que é um dos responsáveis por The Mandalorian). No início Asoka parece apenas uma menina chata, mas aos poucos vai se tornando um dos principais personagens da série.

Mesmo os personagens dos filmes ganham atenção. Vemos o trabalho de Padamé como diplomata, a busca por soluções rápidas dominando Anakin e assim por diante. Até Jar Jar Brinks tem a oportunidade de ser heroi (o segredo para apreciar as suas aparições é considerar verdadeira a teoria de que ele é um poderoso mestre Jedi disfarçado de trapalhão).

Devo alertar que o final é um pouco melancólico. Afinal, sabemos que não serão os Jedis os vitoriosos nesta guerra.

Veredito: Imperdível. É a melhor coisa que já vi de Star Wars até hoje.

2 comentários:

Rodrigo Feliciano disse...

Estou pensando em assinar o Disney+ por causa dessa série. Uma pergunta, a série "Clone Wars" de 2003 não tem por lá?

Daniel Quadros disse...

Rodrigo, a "Clone Wars" de 2003 não está no Disney+. Nos EUA, vai entrar em abril, aqui não se tem notícia.